Jovens de Cerveira e Tomiño pedem “Jogos da Eurocidade”

0
256

Já são conhecidos os projetos que vão ser implementados no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) em 2023: “Jogos Eurocidade” e “Música Nova” foram os projetos mais votados pelos jovens da Eurocidade Cerveira- Tomiño e serão financiados pelas Câmaras num valor conjunto de 20.000€.

 O processo participativo da Agenda para a Juventude, que integra o projeto “0780_AMIZADE_1_P”, cofinanciado em 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP de cooperação transfronteiriça, através de fundos FEDER da União Europeia, contou com a participação de cerca de 880 jovens de Cerveira e de Tomiño.

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “é prioritário implementar políticas que vão ao encontro das reais necessidades dos nossos jovens, criando condições para que eles queiram cá ficar, aproveitando, assim, toda a sua energia e potencial para o desenvolvimento do nosso território”.

 

No topo da seleção esteve o projeto “Jogos Eurocidade” que arrecadou 57% dos votos e que permitirá, em 2023, dinamizar diversas atividades desportivas baseadas em jogos tradicionais e/ou provas típicas dos jogos sem fronteira UE, adaptadas aos recursos e desportos mais atuais, como o paintball, slide, insufláveis, entre outros. O segundo projeto mais votado foi o projeto “Música Nova”, que contabilizou 22% dos votos e que será também implementado em 2023, permitindo a realização de workshops de educação para os valores através da música, ensaios de grupos musicais improvisados, miniconcertos e atuações de rua. A votação estiveram, ainda, os projetos “Youth4Clima” e “Eurocidade pelo clima”, tendo contabilizado 12% e 9%, respetivamente.

 

Os projetos elegíveis foram selecionados após dois encontros, realizados entre abril e junho, com o objetivo de integrar a juventude no processo de atualização da Agenda Estratégica da Eurocidade Cerveira-Tomiño 2030. Durante as sessões, que decorreram em Vila Nova de Cerveira e Tomiño, foram realizadas algumas dinâmicas de grupo que possibilitaram uma aproximação entre os jovens dos dois concelhos, permitindo a partilha e o reconhecimento de interesses e ideias comuns e a priorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A votação, dirigida aos jovens entre os 12 e os 25 anos, a residir ou a estudar em Vila Nova de Cerveira ou Tomiño, decorreu entre 9 e 13 de dezembro, presencialmente na Escola Básica e Secundaria de Vila Nova de Cerveira, na ETAP de Cerveira e no IES Antón Alonso Ríos de Tomiño e online no site www.participacerveiratomino.eu. De salientar a elevada participação dos alunos (70%) nos centros escolares, fruto também do grande envolvimento dos professores na organização da votação.