Esposende quer pôr diabéticos em movimento

0
324

O Município de Esposende, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III – Barcelos/Esposende, está a dinamizar o programa Diabetes em Movimento. Trata-se de um programa comunitário de exercício físico, dirigido a pessoas com diabetes tipo 2, com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, e que visa aumentar os níveis de atividade física, melhorar o controlo glicémico, diminuir o risco cardiovascular, melhorar a aptidão física e aumentar a qualidade de vida.

Através deste programa, são asseguradas três sessões de exercício físico por semana, com base numa estrutura pré-definida, compreendendo Aquecimento (10 minutos), Exercício Aeróbio (30 minutos), Exercício Resistido (5 a 20 minutos), Exercício de Agilidade e Equilíbrio (10 a 25 minutos) e Retorno à Calma (5 minutos).

Estas sessões realizam-se no pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica de Forjães, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 18h30 e as 20h00, até ao próximo mês de junho. O programa será depois retomado em outubro, prolongando-se até junho de 2024.

O programa Diabetes em Movimento arrancou, na Escola Básica de Forjães, com a participação de 30 utentes de várias freguesias do concelho. A sessão contou também com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger e Rui Losa, que detêm, respetivamente, as áreas funcionais Saúde Pública e Desporto.