“Empreitada de saneamento em Deão e Deocriste vai exigir resiliência e paciência da população”

0
410

O alargamento da rede de saneamento básico das freguesias de Deão e Deocriste, em Viana do Castelo, num investimento de 2,3 milhões de euros, vai servir 359 habitações, num total de cerca de mil pessoas.

Segundo a Câmara de Viana do Castelo, a obra que agora se inicia, com um prazo de 240 dias, implica uma extensão de rede de saneamento em 11.637 metros.

“Esta será uma empreitada de oito meses a decorrer em várias frentes e que vai exigir resiliência e paciência por parte da população da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão e da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, em prol de um bem comum”, sublinhou o presidente da Câmara, Luís Nobre.

Segundo o autarca socialista, no caso da obra de Deão, “o alargamento corresponde a uma segunda fase e, no caso de Deocriste, é a primeira empreitada de grande envergadura que vai ser realizar, contribuindo para um território mais coeso, mais competitivo e melhorando a qualidade de vida dos munícipes”.

Segundo o Plano de Atividades e Orçamento para 2023, o investimento nas freguesias e na coesão territorial tem contemplada uma verba de 8,1 milhões de euros, representando 12,8% das Grandes Opções do Plano e a terceira rubrica com um montante de maior dimensão.