Politécnico de Viana do Castelo e Escola de Design de Valladolid “desenham” projecto conjunto

0
544
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Escola Superior de Design de Valladolid, em Espanha, assinaram um protocolo de colaboração académica, científica e cultural que estabelece a organização de encontros educativos, conferências, seminários, workshops e cursos, bem como o desenvolvimento de projetos de investigação. O projecto, o primeiro do género no qual o IPVC participa, contempla a realização de aulas conjuntas online e o contacto com as melhores práticas e metodologias sobre design existentes nos dois países e a possibilidade de mobilidade de docentes, investigadores e alunos. O acordo internacional vigora por cinco anos, com possibilidade de ser prorrogado, e envolve cerca de 40 estudantes.
“Foi criada uma sinergia excelente entre estas duas instituições que permite, entre outras coisas, mobilidade virtual entre alunos e professores. Estamos já a trabalhar para que este protocolo possa ser alargado, nomeadamente a Itália e ao Brasil, países com os quais o Politécnico tem já trabalhado. Ou seja, estamos a falar de uma rede de unidades curriculares que permita que outras instituições também se possam juntar a nós, através de uma plataforma internacional de unidades curriculares”, afirmou a vice-presidente do IPVC na inauguração da exposição “Um projeto, dois países” que reflete a parceria agora firmada. A exposição está patente no edifício dos antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo e contou com a presença dos alunos e dos docentes envolvidos.
A representante da Escola Superior de Design de Valladolid, Leticia Martínez Madroño, destacou “a oportunidade dada a alunos e docentes no que concerne à partilha de conhecimentos e forma de atuação dos dois lados da fronteira”.
No IPVC, o projeto internacional é orientado pelo coordenador do curso de licenciatura em Design de Ambientes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Manuel Rivas. “É uma espécie de Erasmus, porque estamos a inserir os nossos alunos na forma de pensamento e de atuação que está a ser ensinada em Espanha no que toca ao Design, e vice-versa”, enquadrou.
Nesta primeira exposição, o trabalho colaborativo foi muito além daquilo que está exposto. Os estudantes de Valladolid foram responsáveis pela criação do catálogo físico que acompanha a exposição e os alunos do Politécnico de Viana do Castelo coloraram-no disponível numa aplicação. Trata-se de um Catálogo que imortaliza este primeiro trabalho colaborativo entre as duas instituições.
Além de Manuel Rivas, o projeto conta, ainda, com a participação dos docentes Rui Cavaleiro e Patrícia Vieira, do IPVC, e Loreto Navarro e Inês Escudeiro, de Valladolid, em colaboração como a empresa Reabilitar Viana.