Autarca de Viana vai “sentir o pulso à juventude vianense”

0
427

O presidente da Câmara de Viana do Castelo vai percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir as opiniões e contributos dos alunos vianenses sobre o desenvolvimento do concelho. Luís Nobre apresentou o projecto “Viana é tua” no Conselho Municipal da Juventude e explicou que o objectivo é “desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e reforçar a sua participação ativa na construção do presente e futuro de Viana do Castelo, valorizando e integrando as suas políticas”.  Neste ciclo do diálogo jovem que irá percorrer todas as escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, o presidente da Câmara ouvirá contributos e responderá a várias questões dos jovens vianenses.

“Ao sentir o pulso à juventude vianense, a Câmara Municipal pretende robustecer um projeto de um concelho mais justo, igual e vanguardista, de todos e para todos, na certeza que que ninguém fica para trás”, enfatizou o autarca na apresentação feita ao CMJ.

De acordo com a autarquia, a dinâmica de auscultação incluiu um conjunto de questões que serão colocadas aos jovens para espoletar e estimular o debate de ideias, relacionadas com a transição verde e digital, a participação e as causas da juventude, bem como a educação, o desporto, a cultura ou a habitação. “Estas serão sessões privadas e restritas aos alunos das escolas, para que se estabeleça um efetivo, franco e direto diálogo estruturado e jovem”, informou.

Na última reunião do CMJ,  foram ainda apresentadas as 18 bolsas de estudo atribuídas a estudantes para o ano letivo de 2022/2023; apresentado o novo formato do concurso que passou a ser bianual, alternando com o Concurso Jovens com Talento e ainda os dois projetos vencedores dos concursos Viana Jovens com Talento e Viana Jovens Empreendedores em 2021; e ainda  apresentada uma associação do CMJ (Jotas de Viana – Associação Diocesana da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo).