Átrio da Música compõe-se em Viana

0
447

A Câmara de Viana do Castelo firmou um protocolo de cooperação e apoio financeiro, no valor de 175 mil euros, com a Fundação Átrio da Música para a execução do projeto de conclusão do equipamento. Em causa está o edifício situado no centro da cidade, onde funciona a Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM).

A ARTEAM iniciou a sua atividade em 1992, então como Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC), sob a alçada da Fundação Átrio da Música (FAM), criada em 1999.

A escola começou a ser projetada em 1979 no local onde funcionara um antigo orfanato. O espaço foi cedido em 1993, ainda por concluir, à então EPMVC e à FAM, mas as obras só foram concluídas em 2000, com exceção do auditório.

Durante a reunião camarária e após ter sido questionado no período antes da ordem do dia pela vereadora da CDU, Cláudia Marinho, sobre a o ponto de situação da obra, o presidente da Câmara, Luís Nobre, explicou que com o protocolo “é definido o estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre o município de Viana do Castelo e a Fundação Átrio da Música, visando a execução do projeto para o término da obra Átrio da Música”.

Para “além do apoio financeiro, no protocolo que vigora por um prazo de 18 meses a autarquia compromete-se ainda a prestar o devido acompanhamento técnico, durante o desenvolvimento do projeto”.

No final, em declarações aos jornalistas, Luís Nobre disse que o objetivo da Câmara “é concluir o projeto para depois avançar com os procedimentos que garantam o financiamento comunitário da obra”. “Uma vez que se está a aproximar o próximo quadro comunitário de apoio iremos interpretar as possibilidades de financiamento”, disse.