Viana vibrou com a festa do voleibol nacional

0
517
Viana do Castelo foi o epicentro do voleibol nacional com a realização das finais da Taça de Portugal, em masculinos e femininos. O Centro Cultural da cidade foi o palco para as vitórias do Sporting na Taça de Portugal feminina e do Benfica, na equipa masculina. Ao longo de três dias, disputaram-se os vários jogos das final four com as bancadas do Centro Cultural lotadas.
O Sporting venceu pela terceira vez a Taça de Portugal feminina de voleibol, ao levar a melhor ante a AJM/FC Porto por 3-2 na final. Este foi o terceiro título para as lisboetas, e o primeiro em quase 40 anos, depois de duas vitórias em 1984/86 e 1985/86. O Benfica venceu por 3-0 o Fonte do Bastardo na final da Taça de Portugal masculina de voleibol. Este foi o 20.º cetro de campeão da Taça, o segundo seguido, para o Benfica, registo recorde na prova que agora conquistou oito vezes desde 2010.
O vereador do Desporto de Viana do Castelo destacou a importância deste evento para a dinamização da cidade, principalmente no ano em que é Cidade Europeia do Desporto. “Tornei-me fã de voleibol graças à final four de 2022. Queremos dinamizar ainda mais esta modalidade em Viana, no ano em que somos Cidade Europeia do Desporto. E o voleibol foi importantíssimo  na nossa candidatura”, reconheceu Ricardo Rego.
Leonel Salgueiro, director técnico da Federação Portuguesa de Voleibol, indicou que ao longo deste ano, Viana do Castelo vai acolher estágios das seleções, torneio de sub-19 masculino, jogos das seleções nacionais masculina e feminina e o grande evento Gira Volei, em junho, onde são esperados cerca de 1000 voleibolistas.