Agricultores de Vila Verde mobilizados para os fundos europeus

0
441

Mais de uma centena de agricultores do concelho de Vila Verde participaram numa sessão de informação e esclarecimento sobre os fundos europeus e a nova Política Agrícola Comum (PAC). A iniciativa, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal, foi promovida pela Cooperativa Agrícola de Vila Verde (CAVIVER). 

Na abertura da sessão, o vice-presidente da Câmara, Manuel Lopes, enalteceu a mobilização dos agricultores e sublinhou a importância da iniciativa, tendo em vista conhecer os programas e financiamentos para modernizar o sector e reforçar a capacidade produtiva de uma atividade estratégica para o concelho. 

“Os agricultores e todo a dinâmica do sector agropecuário assumem um papel fundamental para a economia do concelho e tem um impacto redobrado no nosso território para a fixação das pessoas e para o desenvolvimento sustentado”, afirmou Manuel Lopes, elogiando o trabalho da CAVIVER no permanente apoio e incentivo aos agricultores. 

Numa sessão em que a explicação das novas prioridades para a agricultura e aplicação de fundos do novo quadro de financiamento europeu esteve a cargo de Domingos Godinho, técnico da Confagri, o presidente da Caviver, José Manuel Pereira, justificou a aposta na “partilha das informações sobre instrumentos e recursos que estão disponíveis”. 

“Temos a obrigação de ajudar a que os nossos agricultores possam fazer sempre mais e melhor. É isso que procuramos fazer todos os dias”, frisou. O líder associativo e empresário manifestou o regozijo pela forte mobilização, numa “demonstração de que Vila Verde é um concelho com agricultura e com muitos agricultores”. 

Ao longo da sessão, os agricultores – de diferentes idades e dedicados às mais diversas áreas de produção, desde a pecuária aos pequenos frutos, vinhas e cereais – procuraram esclarecer dúvidas sobre as novas orientações dos programas de apoio e da PAC, com destaque para a capacidade de responder às novas exigências e preocupações em termos ambientais e garantias de qualidade e certificação dos produtos.