“Queremos que Viana tenha o melhor congresso de treinadores de sempre”

0
555

Domingos Paciência, Artur Jorge, Leonardo Jardim, Paulo Bento, Teresa Jordão e Rui Águas são apenas alguns dos treinadores já confirmados como oradores no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, que vai decorrer nos dias 20 e 21 de março, no Centro Cultural de Viana do Castelo. 

São esperados alguns dos treinadores treinadores de futebol e futsal de maior relevo nacional e internacional no congresso onde também participarão ex-jogadores e especialistas. O evento deverá reunir quase um milhar de participantes. Na apresentação do fórum, 843 treinadores, nacionais e dos estrangeiro, tinham registado a sua inscrição.

Este é mais um grande evento que Viana do Castelo acolhe no âmbito da Cidade Europeia do Desporto. “Viana do Castelo quer alcançar os maiores níveis de excelência e é muito importante acolher um evento desta dimensão e relevância, organizado por uma entidade de renome”, afirmou o presidente da Câmara, na apresentação do congresso. “Esperemos que este seja um dos 365 eventos que nos permitirão fazer um percurso neste ano desportivo pautado pela excelência”, desejou.

A escolha por Viana do Castelo para acolher este fórum foi fácil para a Associação Nacional de Treinadores de Futebol, atendendo, precisamente, à Cidade Europeia do Desporto. José Pereira, presidente da associação, explicou que a escolha da localidade para a realização deste congresso tem recaído sempre nas cidades europeias do desporto. “O Fórum ANTF engloba os nossos 7.500 sócios e temos já garantidos 843 treinadores inscritos, mais cerca de uma centena de convidados, pelo que no Centro Cultural de Viana do Castelo vão marcar presença perto de um milhar de pessoas”, explicou o dirigente. “Queremos realizar aqui o melhor fórum que a ANTF alguma vez promoveu”, frisou, explicando que a formação teórica acontece no pavilhão multiusos e que a formação prática acontece no Estádio Dr. José de Matos para o futebol e no Pavilhão José Natário para o futsal.

“Este fórum tem enorme importância para os mais jovens, mas também para os treinadores de todos os níveis, já que é um espaço que nos permite partilhar experiências e conhecimento”, acrescentou Domingos Paciência, treinador e vice-presidente da ANTF.

O Fórum da ANTF é o maior evento organizado em Portugal sobre Treino Desportivo. Trata-se de um evento formativo certificado pelo IPDJ (permitindo o reconhecimento de unidades de crédito, nos termos da Lei n.40/2012) e pela UEFA (contabilizando horas UEFA nos termos da Convenção 2015). Aos detentores de UEFA PRO, permite a sua renovação, pelo período de 3 anos. Inclui palestras com os maiores especialistas mundiais nestas matérias, workshops práticos das modalidades futebol e futsal e painéis de discussão sobre temáticas atuais. No mesmo espaço, reúne-se tudo o que o treinador necessita para reciclar o seu conhecimento, praticar novas metodologias e contatar com novos instrumentos e tecnologias disponíveis na área do treino.