Reitores da eurorregião dão “salto decisivo” na digitalização do património cultural do Caminho

0
448

A Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste Europeu (CRUSOE), em colaboração com a Junta de Galicia e NTT Data, apresentou a Cátedra Institucional em Património Cultural Digital, em Santiago de Compostela. A CRUSOE, entidade que reúne cerca de trinta universidades da eurorregião, promoveu esta iniciativa pioneira para dar um salto decisivo no processo de digitalização do Património Cultural associado a esta área territorial, especialmente o património relacionado com o Caminho de Santiago.

CRUSOE reúne todas as ações no campo do Patrimônio Cultural Digital sob a égide de ‘STELLAE 5.0: Patrimônio Cultural Digital vinculado ao Caminho de Santiago’, no qual a Universidade de Santiago de Compostela (USC) atua como nó de coordenação em nome de todas as entidades que compõem esta rede de instituições educativas.

O objetivo da Conferência de Reitores é estabelecer e consolidar uma nova economia, que envolva diretamente os setores do Turismo, Cultura e Educação, através da aplicação de novas tecnologias ao nível do Património. Este novo modelo aproveitará o valor dos bens que compõem todo o património monumental e cultural da eurorregião, desde a transição deste conglomerado de tesouros históricos e património documental para o formato digital. Por isso, o projeto tem um potencial significativo de geração de recursos econômicos, inovação tecnológica, promoção de iniciativas empreendedoras e, em última análise, geração de empregos altamente qualificados.

Pela estreita relação do projeto com o Caminho de Santiago, o mais importante itinerário de peregrinação da Europa, a CRUSOE considerou oportuno coordenar o debate sobre o processo de transição digital do Património da Galiza. A partir daí, iniciou-se um processo de diálogo com a Junta e com a NTT Data a esse respeito.

A negociação conduziu à assinatura de um acordo de colaboração entre as três entidades para a constituição da primeira Cátedra Institucional de Património Cultural Digital, que foi oficialmente apresentado na capital galega.

Exemplo pioneiro de colaboração

A Cátedra Institucional em Património Cultural Digital, iniciativa pioneira no sudoeste da Europa, é o primeiro exemplo de colaboração entre o setor académico, a administração pública e o setor privado para enfrentar o processo de transição digital do Património.

Esta entidade será responsável por coordenar as ações das três instituições relacionadas com o projeto e que permitem a consolidação de um ecossistema formativo, tecnológico e empreendedor para lançar as bases da indústria do Património Cultural Digital.

Entre elas, propostas de investigação e desenvolvimento tecnológico, formação de talentos e promoção de iniciativas de digitalização, preservação, divulgação e valorização do Património da Eurorregião.

Mestrado inter-universitário

Uma das principais medidas será a primeira edição do Mestrado Interuniversitário em Património Cultural Digital, que terá início em setembro por proposta do CRUSOE. A formação, que contará com a participação de cerca de trinta universidades europeias, vai permitir formar um conjunto de profissionais preparados, com as competências necessárias para poderem desenvolver os seus próprios projetos no âmbito da transição digital do Património.

Além disso, terá um especial impacto na cooperação internacional, na mobilidade estudantil e na geração de sinergias entre entidades de ensino superior de diferentes territórios.Outras medidas serão um programa de reciclagem profissional para grupos prioritários, a criação de uma infraestrutura de TIC que favoreça o armazenamento em massa, a criação de conteúdo digital e iniciativas empresariais.