ADRIL quer trazer para Portugal o modelo italiano Castelli del Ducato

0
514

Uma delegação portuguesa chefiada por Francisco de Calheiros, presidente da ADRIL – Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, em representação das casas nobres e históricas do vale do Lima, vai visitar, entre os dias 22 e 25 de março, o circuito do Castelli del Ducato, na região norte de Itália Emilia Romagna, entre Parma e Piacenza. A visita pretende perceber como adaptar para Portugal o modelo italiano do Castelli del Ducato, que é uma rede cultural e turística criada há 24 anos, constituída por 38 solares, 16 pousadas entre muralhas antigas, mais de 50 lugares de arte como corolário das fortalezas, incluindo museus, aldeias históricas, jardins, com particular atenção para a estreita relação dos vales com as vinhas e quintas e adegas e fortalezas abertas ao público.

A delegação portuguesa é composta por representantes das câmaras de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre outros agentes do território.

Ao longo dos três dias a delegação portuguesa fará uma série de paragens para conhecer a região e ficar a par do trabalho desenvolvido pela rede. No Castello di Rivalta em Val Trebbia haverá um momento de boas-vindas e workshops com representantes de instituições, inclusive regionais. Os portugueses vão visitar ainda o Castelo de Gropparello (PC), com visita ao Parque dos Contos e às Gargantas do Vezzeno, degustar um jantar típico na Taberna do Solar e, em Borgo Val di Taro, vão visitar o recém-inaugurado Museu do Cogumelo. Está prevista também uma visita ao Castelo de Torrechiara que será guiada na sua fortaleza.