Abaixo-assinado a reivindicar radioterapia em Viana já tem mais de 1400 assinaturas

0
547

O abaixo-assinado lançado por um movimento cívico a reivindicar a instalação do serviço de radioterapia no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, recolheu numa semana, em 55 locais do distrito, 1.470 assinaturas.

Segundo o presidente da Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo (LAHVC), Defensor Moura, “desde o dia 17 até às 11:00 de hoje, embora não se tenha conseguido contactar todos os voluntários com pontos de recolha, a Liga já conseguiu contabilizar 1.470 assinaturas reivindicando a radioterapia”.

Em declarações à agência Lusa, Defensor Moura adiantou que “a rede constituída espontaneamente por voluntárias e voluntários, amigos do hospital, familiares e doentes, até agora instalou 55 pontos de recolha de assinaturas nos seus estabelecimentos e instituições, em seis concelhos do Alto Minho, (Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Monção, Ponte de Lima e Ponte da Barca)”.

“A Liga iniciou este movimento lançando na sua página de Facebook o abaixo-assinado, sem dirigir ofícios, mensagens ou estabelecer qualquer outro contacto com quaisquer entidades ou empresas. Nesta primeira fase de mobilização da sociedade civil, a Liga apenas distribuiu os impressos do abaixo-assinado pelos seus voluntários e, depois, a outros amigos do hospital, familiares e doentes que o solicitaram”, destacou.

Defensor Moura explicou que a iniciativa foi lançada na sequência “das centenas de mensagens de apoio à denúncia” feita no inicio do mês pela instituição relativamente à ausência de um serviço de radioterapia em Viana do Castelo, e em solidariedade para com os cerca de 400 novos doentes com cancro que surgem todos os anos e que têm de fazer, cada um, em média, 25 tratamentos de radioterapia em Braga ou no Porto, “sujeitando-se a tormentosas viagens diárias”.