Esposende recolheu 2,2 toneladas de resíduos das praias e zonas ribeirinhas

0
539

Cerca de 2,2 toneladas de resíduos foram recolhidas no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende, na ação de voluntariado ambiental que o Município, através da empresa municipal Esposende Ambiente, levou a efeito nos dias 24 e 25 de março.

Ao longo de dois dias, cerca de 700 voluntários, tanto do concelho como de outras localidades, procederam à limpeza de vários pontos do litoral, desde o limite norte do concelho, na Foz do Rio Neiva, até à Praia da Ramalha – Apúlia, já perto do limite com o concelho da Póvoa de Varzim. Foram alvo desta intervenção cerca de 12,5 km de praias, dunas e zonas ribeirinhas, abrangendo cerca de 65% do litoral de Esposende.

No sexta-feira, dia 24, alunos, professores e responsáveis da Escola EB de Guilheta, das Escolas Básicas de Forjães, António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira e da Escola Profissional de Esposende recolheram resíduos do areal e espaço dunar nas praias de Rio de Moinhos e Barrelas (Marinhas), Carruagem (Belinho), Foz do Neiva (Antas) e na margem esquerda do estuário do Cávado (Esposende). Encontram-se já agendadas mais três ações até final do mês de abril, que contarão com a participação do Centro Escolar de Fão, da Casa de Acolhimento Emília Figueiredo e de turmas da Escola Básica António Rodrigues Sampaio.

Já no sábado, dia 25, as praias, dunas e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende encheram-se de voluntários, que dedicaram algumas horas do seu fim-de-semana ao ambiente, mais concretamente a recolher os resíduos depositados nas margens dos rios e nas praias do concelho.

Esta ação de voluntariado ambiental foi desenvolvida no âmbito do programa da Bandeira Azul para 2023 e, para além da Esposende Ambiente e da Câmara Municipal, esta iniciativa contou também com a colaboração e participação do Parque Natural do Litoral Norte, Junta de Freguesia de Antas, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União das Freguesias de Belinho e Mar, União de Freguesias de Apúlia e Fão, Associação Rio Neiva, Associação AssoBio, estabelecimentos de educação e ensino concelhios,  Agrupamento de Escuteiros de Marinhas, de Esposende e de S. Romão do Neiva, escolas de surf e kitesurf do concelho (Onda Magna, Element Fish, Salt Flow e Esposende Surf Team), Associação de Trabalhadores do Município (ADCRSME), da Atlantic Diving, da Associação Desportiva de Esposende, do Gandra Futebol Clube, das empresas Concentrix e Zourie Shoes, do Grupo de Jovens de Belinho, da Catequese de Mar, e de vários voluntários que, individualmente, quiseram dar o seu contributo para a melhoria da qualidade das praias do concelho.

Através destas ações pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes. Por esta via, o Município está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 13 – Ação Climática, ODS14 – Proteger a Vida Marinha, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.