ZF da Gemieira é a primeira fábrica a produzir  módulos, sacos e geradores para airbags 

0
1292

O Grupo ZF, multinacional que tem unidades de produção nas freguesias da Gemieira e de Fornelos, em Ponte de Lima, inaugurou o seu mais recente serviço e projeto, que consiste no fabrico e desenvolvimento de geradores para airbags. A fábrica localizada na Gemieira passa a ser a única do grupo que constrói airbags e geradores.

Julio Gonzalez, o responsável pela equipa que produz os geradores na ZF Ponte de Lima, explicou o funcionamento deste novo projeto da fábrica localizada na Gemieira.  “O airbag tem muitos componentes. Fazemos os sacos e agora temos o gerador que produz o gás para este equipamento.  Com mais componentes o produto fica mais valorizado até porque o saco e o gerador são essenciais para o airbag. Assim, prestamos um serviço mais completo aos nossos clientes”, afirmou, garantindo que desenvolver esta nova componente fabril e tecnológica foi “desafiante”. “Isto é algo completamente novo e temos que garantir transferência de conhecimento para que tudo corra bem no dia-a-dia”, frisou, salientado que o pólo de Ponte de Lima foi pioneiro dentro do grupo dedicado ao setor automóvel. “Esta é a primeira fábrica que vai fazer o conjunto  de todos os produtos, ou seja, o módulos, o saco e o gerador. É a primeira fábrica que tem essa competência dentro do grupo a nível mundial”, reiterou, explicando que o investimento contempla também uma segunda linha de montagem e que o uso desta tecnologia implicou para a contratação de mais funcionários qualificados.

José Castro, diretor-geral na ZF de Ponte de Lima, ressalvou que a mais recente aposta pretende dotar a fábrica de mais potencialidades. “É uma forma de consolidar o negócio em Ponte de Lima. É um projeto estratégico e sustentável para a empresa e é uma forma de assegurar postos de trabalho. O futuro está por vir e, por isso, temos que trabalhar para apresentar ainda mais projetos”, vincou, falando também sobre outro equipamento que foi inaugurado.  “Além da linha de montagem, temos o centro de engenharia, onde se fazem os testes e os ensaios. No fundo, temos dois espaços complementaresdestinados ao fabrico e ao desenvolvimento”, salientou.

A apresentação do projeto de produção de geradores da ZF Group contou com a presença de Bernardo Ivo da Cruz, secretário de Estado da Internacionalização. “Isto é um projeto extraordinário e este quadro laboral é muito competente. As peças que estão a ser feitas aqui vão para o mundo inteiro e vão ajudar a salvar inúmeras vidas”, considerou o governante, afirmando que Ponte de Lima é uma “terra inovadora”. “Neste caso concreto, temos aqui concentradas a indústria e a inteligência. Quem conhece o setor automóvel admira Ponte de Lima e era bom que o resto do país também conhecesse o que se faz neste concelho”, notou Bernardo Ivo da Cruz.

Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, enalteceu a ZF Group pelos postos de trabalho que tem criado em Ponte de Lima. “Visitamos o maior empregador do nosso concelho. Esta empresa já empregou  duas mil pessoas em Ponte de Lima e este novo investimento significa que este grupo pretende ficar durante muitos anos no concelho”, frisou o edil limiano, que aproveitou para falar de novos investimentos para o setor industrial em Ponte de Lima. “Neste último quadro comunitário temos dois financiamentos para o novo pólo industrial do granito e para o pólo industrial de Calvelo. Os dois, no total,  são um investimento de oito milhões de euros por parte do Município de Ponte de Lima e com encaixe financeiro por parte dos fundos comunitários. Acredito que no próximo ano teremos novas indústrias a instalarem-se em Ponte de Lima”, confidenciou, declarando que as políticas de apoio aos investidores por parte da autarquia têm sido condição essencial para captar novos investimentos. “As empresas apostam em Ponte de Lima por causa das condições que o Município vai conseguindo oferecer às empresas no que diz respeito ao valor da aquisição das propriedades para a criação das novas áreas de acolhimento empresarial e também por causa dos benefícios fiscais”, salientou Vasco Ferraz.