Cooperação transfronteiriça entre o Norte e a Galiza recebeu medalha do parlamento galego

0
497
A Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal recebeu a medalha de 2023 do parlamento galego, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), cujo presidente, António Cunha, recebeu o galardão em Santiago de Compostela.

Em comunicado, a CCDR-N refere que António Cunha recebeu o prémio “na condição de presidente de turno da comunidade de trabalho”, após o parlamento galego ter decidido por unanimidade, em fevereiro, “atribuir a Medalha à cooperação transfronteiriça entre o Norte e a Galiza”, em concreto à comunidade de trabalho.

“O acordo de atribuição da medalha foi proposto pelo presidente do Parlamento, Miguel Ángel Santalices Viaira”, refere a CCDR-N, tendo António Cunha assinalado a admiração do Norte pela Galiza e dizendo “invejar, com a inveja benigna de irmãos, o desenvolvimento que a sua autonomia [galega] permitiu, na escolaridade, na esperança de vida ou nos níveis de rendimento, que são melhores na Galiza do que no Norte”.

António Cunha, citado no comunicado da CCDR-N, salientou ainda a “necessidade de ir mais longe, sobretudo na economia, nos corredores logísticos, na ferrovia de alta velocidade, no automóvel do futuro (sustentável e autónomo), nas energias oceânicas (eólico off-shore e ondas), no aeroespacial, na agricultura de precisão e no agroalimentar, trabalhando com poderes públicos, empresas e centros de inovação”.

O presidente da CCDR-N lembrou ainda os “mais de 15.000 trabalhadores transfronteiriços, destacados ou a cruzarem diariamente o rio Minho, as cadeias de valor integradas do têxtil ao automóvel, a promoção turística articulada, os serviços de emergência médica e de proteção civil partilhados, a grande reserva de biosfera conjunta do Gerês-Xurés e o intercâmbio de estudantes, professores e investigadores no programa IACOBUS”.

A Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal foi constituída em 1991, no Porto, e sendo impulsionada pela Xunta de Galicia e pela CCDR-Norte, permitiu institucionalizar e intensificar as relações entre as duas regiões com diversas iniciativas transfronteiriças.

A presidência bienal é rotativa entre a Galiza e o Norte de Portugal, cabendo aos respetivos presidentes.

O território da Eurorregião ocupa uma superfície total de 51 mil quilómetros quadrados e engloba uma população de 6,4 milhões de habitantes.