Jovens de Barcelos querem uma “rota das fontes e chafarizes”

0
367

A segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem de Barcelos decorreu com os alunos do 3º ciclo, numa sessão presidida pelo presidente da Assembleia Municipal, Fernando Pereira, e que contou com a presença de Mário Constantino, presidente do Executivo camarário, e das vereadoras Mariana Carvalho e Elisa Braga.

Durante o decorrer dos trabalhos, Fernando Pereira frisou a importância desta iniciativa como forma de “incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e pela definição das políticas municipais, criando condições de aproximação dos jovens aos eleitos locais”, reforçando que é “importante dar a possibilidade aos jovens de trazer as suas ideias e debatê-las, dando a conhecer os seus direitos e deveres, promovendo assim uma ação política mais direta junto dos mesmos”.

O presidente da Câmara, Mário Constantino, agradeceu a todos os jovens presentes, e, em especial à Assembleia Municipal pela iniciativa, que “é muito útil e porque aproxima os jovens da política, da autarquia e dos autarcas”, reforçando que “dá uma dimensão efetiva do que é a realidade de cada dia na autarquia, tendo a possibilidade de perceber como funciona a Câmara, o poder político e também de como pode funcionar uma Assembleia Municipal”. 

Durante a sua intervenção, Mário Constantino fez uma breve resenha da atividade municipal e “do exercício que é necessário fazer para gerir o Município e o concelho”, frisando que na política é “preciso ouvir todos os lados e depois tomar decisões que melhor sirvam a população”. 

No final, elogiou a coragem dos jovens que se mostraram bem preparados na apresentação dos seus projetos e enalteceu a iniciativa “que eleva a política local e dá ferramentas a estes jovens para o futuro”.

Com o projeto “À Descoberta da Cidade: Rota das Fontes e Chafarizes”, a Escola Básica Gonçalo Nunes foi a vencedora desta 2ª Assembleia Municipal Jovem. O projeto vencedor visa a criação de uma rota turística para valorização, promoção e desenvolvimento do património histórico e cultural no que respeita aos chafarizes e fontes existentes na cidade, como ponto de partida ou elemento motivador para a descoberta da cidade e seus cantos, encantos e recantos. Com a criação deste roteiro, dever-se-á criar uma brochura com informação histórica, de forma a dar a conhecer o património existente.

O presidente da Assembleia Municipal, Fernando Pereira, informou que o projeto “ArqueoLab”, do Agrupamento de Escolas de Vila Cova (Ensino Secundário), e o projeto “À Descoberta da Cidade: Rota das Fontes e Chafarizes”, da Escola Básica Gonçalo Nunes (3º ciclo), serão apresentados pelos Deputados Municipais Jovens e debatidos na Assembleia Municipal de 30 de junho, com os representantes dos diversos partidos políticos, sendo depois transformados numa “Recomendação” e apresentados à Câmara Municipal, no sentido de o Município os implementar.