Jovens europeus “conectam-se” com Viana para melhorar competências pessoais e sociais

0
641
Mais de duas dezenas de jovens de Itália, França, Espanha e Portugal estão em Viana do Castelo para desenvolver as suas competências pessoais e sociais, conectadas com a sustentabilidade ambiental e hábitos de vida saudáveis, no âmbito do intercâmbio “Eco.nnections” que termina no dia 5 de maio.  Este programa é financiado pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação, em parceria com organizações de Espanha (Municipio de Altea), Itália (Municipio de Casorate Sempione) e França (Pistes Solidaires). Ao longo de nove dias, estes jovens partilham experiências, usos e costumes, línguas, culturas e ainda terão espaços de debate, aprendizagem e reflexão, através de metodologias de educação formal, não formal e informal, recursos digitais e boas práticas.
“Com este intercâmbio, pretendemos proporcionar aos jovens a oportunidade de desenvolverem as suas competências pessoais e sociais e facilitar o acesso à informação credível e científica sobre alimentação saudável e hábitos sustentáveis através de ferramentas e metodologias de educação não formal, dinâmicas de grupo, recursos digitais e contacto directo com profissionais da nutrição e da agricultura biológica”, referiu a Associação Juvenil de Deão, que está a coordenar este projecto.
Ao longo da semana, estão a ser explorados os temas da sustentabilidade ambiental, alimentação saudável e sustentável, entre outros hábitos, autoconhecimento, autoconfiança, empatia, solidariedade, e valores individuais.
Ainda atividades desportivas, de lazer, visitas à cidade de Viana do Castelo, noites interculturais, são atividades integrantes no programa e que pretendem promover na juventude e na comunidade a interculturalidade, o diálogo-religioso, e valores comuns de liberdade, tolerância e respeito pelos direitos humanos. Confiantes na transformação e realização do potencial de cada jovem, acreditamos no poder destas mobilidades de jovens  para construir uma rede de juventude mais consolidada e mais ativa.