Valença quer pôr os pais a ler para os bebés

0
590

A Câmara Municipal de Valença está a implementar o projeto “Ler para Bebés”, na Biblioteca Municipal. Este projeto inovador em Portugal conta, nesta fase inicial, com a participação de 60 grávidas do concelho, que estão a ser acompanhadas pelo Centro de Saúde de Valença.

Para o vereador da Educação, Arlindo Sousa, “Valença deposita grande entusiasmo neste projeto pioneiro promotor da leitura e da saúde, juntos dos bebés e respetivas famílias, pelos ganhos futuros que pode trazer a estas crianças, às famílias e à comunidade, em geral”, realçou o vereador da Educação, Arlindo Sousa.

Para a diretora do Centro de Saúde de Valença, Isabel Eiroa, “com esta iniciativa pretende-se incentivar as famílias a depositarem uma pequena parcela do dia a relaxar, a estimular a leitura, a conviver, em família, estimulando o conhecimento, os hábitos de vida saudáveis e a saúde”.

Cada grávida recebeu, na apresentação do projecto, um kit inicial para começar a desenvolver, em casa, as primeiras sessões de leitura para bebés, ainda no ventre materno. O despertar de um gosto que encontrará, depois, no espaço físico da Biblioteca.