Centros de Saúde de Barcelos e Esposende celebram Dia Internacional do Enfermeiro

0
387
O Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III – Barcelos/Esposende, em colaboração com o Hospital Santa Maria Maior, EPE – Barcelos, Município de Barcelos e Município de Esposende estão a promover a iniciativa “Saúde para todos”, um evento dedicado aos cidadãos dos dois concelhos para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, que se comemora esta sexta-feira.
Presentes na iniciativa, o vereador da Saúde da Câmara Municipal de Barcelos, António Ribeiro, agradeceu aos enfermeiros e às instituições por eles representados a realização desta iniciativa, enalteceu o trabalho que tem vindo a ser feito com vista a aumentar dos índices de saúde da população e louvou a iniciativa porque se falou “de saúde e menos de doença”.
Joaquim Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Barcelos, e Fernando Ferreira, diretor executivo do ACES Cávado III – Barcelos/Esposende, assinalaram a importância do trabalho em conjunto das duas instituições e felicitaram os profissionais.
Durante a manhã desta quinta-feira, no Largo Porta Nova, em Barcelos, decorreram sessões de literacia dinamizadas por enfermeiros dos centros de saúde de Barcelos/Esposende e com a equipa da VMER do Hospital de Barcelos, abordando o tema primeiros socorros. Simultaneamente, esteve patente uma exposição elaborada pelas crianças do Hospital de Barcelos promovida pelo Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital de Barcelos.
Amanhã, em Esposende, o evento continua em frente às piscinas municipais de Esposende, das 16h30 às 19h30, com sessões de literacia para a saúde, um jogo da Glória sobre prevenção de quedas dinamizado pela equipa da UCC ConVidaSaúde, e a exposição de desenhos do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital de Barcelos.
Às 18h30, inicia-se uma caminha pela marginal onde todos podem se juntar. A caminhada terá a dinamização do grupo do Projeto “Diabetes em Movimento”.
O ACES Cávado III – Barcelos/Esposende tem atualmente 394 enfermeiros, estando 157 nas unidades de saúde e 237 no Hospital de Santa Maria Maior.