Comunidade de Energia vai “renovar” Arcozelo

0
411
Ponte de Lima vai ter uma comunidade de energia renovável (CER) no Vila Retail Park, em Arcozelo. A criação e gestão da CER será da Ecoinside, empresa tecnológica do Porto e entidade Gestora de Autoconsumo Coletivo (EGAC), que anunciou também a criação de outra CER no lugar de Coimbrões, em Vila Nova de Gaia.
Estas comunidades têm como finalidade gerar uma poupança energética, através da produção de energia para autoconsumo a partir de fontes solares, de forma a originar benefícios para as entidades que as integram. De acordo com a Ecoinside, prevê-se o fornecimento de até 40 % das necessidades energéticas dos beneficiários que farão parte dessas comunidades.
Os CEO da empresa, António Cunha Pereira e Joaquim Guedes, revelam que a Comunidade de Autoconsumo Coletivo a ser implementada em Ponte de Lima terá uma potência instalada de 475 kWp, o que corresponderá a uma área solar de aproximadamente de 2300 m2, coberta com 900 módulos fotovoltaicos. “Este projeto irá gerar, anualmente, cerca de 600 MWh de energia. A solução desenvolvida pela tecnológica permitirá evitar e emissão de cerca de 105 toneladas de CO2 para a atmosfera”, frisam, em comunicado, indicando que “as instalações das centrais fotovoltaicas não implicarão qualquer investimento por parte dos beneficiários, sendo os processos, de implementação e respetiva manutenção destes sistemas fotovoltaicos, assumidos na totalidade pela Ecoinside”.
Desta forma, os membros que integrem uma comunidade, vão deixar de comprar grande parte da energia à rede, proveniente de energias fósseis. Beneficiando, por um lado, uma redução imediata na sua factura no que diz respeito aos seus consumos energéticos e, por outro, serão menos vulneráveis à exposição das variações do preço da energia elétrica.