Teatro do Noroeste participou no debate sobre o futuro do teatro na Comissão Europeia

0
493
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana participou no Fórum Europeu de Teatro 2023, que decorreu entre 10 e 14 de maio, no Teatro JK Opole, na Polónia e que juntou representantes de mais de meia centena de teatros nacionais e companhias independentes do continente europeu.
 
Durante 5 dias, os teatros membros da European Theatre Convention estabeleceram um diálogo de alto nível com a Comissão Europeia para elaboração de um novo roteiro para o setor do teatro na Europa.
“É raro ter a oportunidade de refletir tão profundamente sobre os temas mais prementes do nosso setor: a crise climática, a transição digital e a importância do teatro para a sociedade. E é ainda mais raro ter a oportunidade de o fazer em eventos específicos no mesmo local e com decisores políticos”, referiu Heidi Wiley, diretora executiva da organização. “Todos compreendemos que a cultura deve desempenhar um papel muito mais importante no projeto europeu, que é demasiado orientado para a economia, a política externa, o dinheiro, as infraestruturas, que são todos importantes. Mas falta-lhe um coração. Um cérebro. Falta-lhe algo que fale às nossas entranhas. É esta a tarefa da cultura. Penso que precisamos realmente de uma mudança na política da União Europeia para colocar a cultura a um nível muito mais elevado e utilizar a cultura como uma forma de integridade, na sua diversidade, da União Europeia e da sociedade civil”, defendeu Georg Hauesler, diretor de Cultura, Criatividade e Desporto da Comissão Europeia.
 
Em junho, a Comissão Europeia publicará o documento com as conclusões oficiais e o roteiro que ficará conhecido como Recomendações de Opole, e que será apresentado no evento Conversas sobre o Teatro Europeu durante o Festival de Avignon, em França, no próximo mês de julho.
 
A próxima Conferência Internacional de Teatro da European Theatre Convention terá lugar no Teatro Nacional de Timisoara, na Roménia, de 9 a 11 de novembro de 2023, enquadrada no programa de Timisoara como Capital Europeia da Cultura 2023.