Portugal lança primeira plataforma mundial de negócios da Economia Azul

0
365

O Hub Azul Portugal, Rede de Infraestruturas de Inovação para a Economia Azul, lançou o Hub Azul Dealroom: a primeira plataforma mundial de negócios da Economia Azul. O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, encerrou o evento, que contou com a assinatura de quatro Protocolos de Cooperação entre o Fórum Oceano e a Caixa Geral de Depósitos, a StartUp Portugal, a EuroNext Lisbon e o Porto de Lisboa, e dois Memorandos de Entendimento com a maior aceleradora mundial de startups da Economia azul, o  Katapult Ocean e o mecanismo da Comissão Europeia Blue Invest Platform. A cerimónia foi simbolicamente encerrada com o “toque do sino Euronext”, marcando a entrada da plataforma digital Hub Azul Dealroom no mercado.

O Hub Azul Portugal, Rede de Infraestruturas de Inovação para a Economia Azul, , insere-se no Programa de Recuperação e Resiliência financiado pela Comissão Europeia, sendo o Fórum Oceano – entidade gestora do Cluster do Mar Português, certificada pelo Ministério de Economia e Mar – a organização responsável pela criação do modelo de negócio global para o Hub Azul em articulação com o Conselho de Gestão Estratégica do Hub Azul, presidido pela Direção Geral de Política do Mar. A plataforma, até à data, já tem registadas mais de 1.030 startups (das quais 800 com capital levantado), perto de 1.200 investidores e mais de 100 grandes empresas da economia azul de diversos mercados. Uma das principais funcionalidades e verdadeiras mais-valias da plataforma HUB AZUL DEALROOM, “é permitir fazer um ‘match’ imediato entre uma startup e diversos investidores/financiamentos. Este ‘matchmaking’ é feito através da Inteligência Artificial (IA) que identifica o perfil das startups cruzando-as com os Fundos de Investimentos presentes na plataforma, através da informação aberta da internet e do algoritmo proprietário da Dealroom, permitindo uma facilitação imediata de informação de elevado valor acrescentado, factual, que pode conduzir a novas oportunidades de negócio e melhor entendimento das cadeias de valor da economia azul. Esta informação é estratégica para a definição das missões de inovação dos 7 pólos e da Hub Azul School que compõem a rede Hub Azul Portugal”, indica Gonçalo Faria, gestor-líder do projeto Hub Azul Portugal.

«Esta plataforma, única a nível mundial nas suas funcionalidades e tipologia de dados, será uma ferramenta bem útil para os revolucionários da Economia Azul, pois reduz muita da opacidade premente neste sector (até agora!), ao dar informação económica fiável a nível global, permitindo aos investidores o acesso imediato a um autêntico mapa com todos os atores e potenciais excelentes oportunidades de negócio. O Hub Azul Dealroom é um centro de gravidade mundial de informação relevante para a concretização de negócios da economia do mar, muitos dos quais poderão vir a instalar-se nos pólos do Hub Azul Portugal. Prova disso foi o interesse de entidades de elevado prestígio quererem ser parceiras do Hub Azul Dealroom e formalizar essa relação com o Fórum Oceano. Nas entidades nacionais contamos com a CGD, a Euronext Lisbon, a Startup Portugal e o Porto de Lisboa e nas internacionais, temos o Katapult Ocean – o maior e melhor acelerador de startups da economia azul do mundo, baseado em Oslo –, e a Blue Invest, o mecanismo da Comissão Europeia para desenvolver o ecossistema de investimento de economia azul na UE», destaca Ruben Eiras, Secretário-geral do Fórum Oceano.