Dia de África entusiasma Viana

0
347

Viana do Castelo está a assinalar o Dia de África, porque foi neste dia, em 25 de maio de 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), em Addis Abeba, na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. 

Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, recebeu o Embaixador de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, António Espírito Santo, no âmbito das primeiras comemorações do Dia da África em Viana do Castelo. No encontro, foram debatidos temas de interesse comum, nomeadamente da economia do mar, as relações históricas entre os dois territórios dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e eventuais parcerias em áreas como as energias renováveis, a educação, a cultura, entre outras.

São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um país insular com duas ilhas principais: São Tomé e Príncipe, que distam cerca de 140 km uma da outra. O legado do domínio português é visível na cultura, nos costumes e na música do país, que fundem influências europeias e africanas.