Centro de recolha de animais em Valença pronto até ao fim do ano

0
1064

Fanny, uma cadela ao serviço da GNR, foi uma das estrelas no evento que juntou, em Valença, os amigos de quatro patas, uma iniciativa dinamizada pelo pólo da Associação Empresarial de Viana do Castelo para consciencializar as pessoas para a responsabilidade que é ter um animal de estimação, promover a adoção de animais que estão nas associações locais e dinamizar a atividade comercial no concelho. 

O certame que juntou os amigos dos animais e as respectivas mascotes começou com uma largada de pombos, pela União Columbófila Valenciana e prosseguiu com uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR, onde Fanny, uma cadela com mais de dez anos, mostrou de que forma os animais podem ajudar nas acções policiais. 

O certame incluiu, também, palestras sobre diversas temáticas, que preocupam os donos dos animais, proferidas pelos veterinários com atividade no concelho. Os aspectos legais do licenciamento também foram abordados pelo presidente da União de Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão.

A dinamização desta iniciativa foi pensada pela empresa Las Maskotas, que se dedica à venda de produtos para o bem-estar animal, e desde logo apoiada pelo polo de Valença da Associação Empresarial de Viana do Castelo. “O nosso município já merecia um evento como este. Há muitos valencianos que gostam de animais”, salientou Sheila Pereira, mostrando-se satisfeita com a adesão a este encontro. “Não só das pessoas, mas dos seus animais de estimação. Isso fez toda a diferença”, salientou, acrescentando que o objectivo do evento é chamar a tenção das pessoas para a importância de ter um animal de estimação e o bem-estar que é necessário proporcionar-lhes. “Queremos continuar com esta iniciativa e será realizada uma vez por ano”, revelou. 

Manuel Cunha Júnior, presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, vincou a importância da dinamização destas acções nos dias de hoje, considerando que “os amigos de quatro patas têm uma presença muito forte na cultura social das pessoas”. “E no âmbito empresarial, é uma fileira que gera muita economia, portanto, estas acções, além de demonstrarem o que as empresas e as entidades são capazes de fazer e promover no âmbito das dinâmicas e do próprio comércio, são muito interessantes para divulgar o que as nossas empresas no território podem proporcionar aos clientes”, sustentou. Mostrando-se satisfeito com a dinâmica e adesão nesta primeira edição, Cunha Junior confirmou que o evento deverá continuar a ser realizado nos próximos anos. 

Cunha Júnior notou que as dinâmicas que vão surgindo no concelho “refletem o bom trabalho” do polo de Valença da Associação Empresarial de Viana do Castelo, aberto há três anos. “Entendíamos que Valença estava um pouco longe da sede e precisávamos desse cuidado e carinho com os associados”, declarou. 

Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, congratulou-se com a realização desta iniciativa, esperando que possa ter continuidade e crescer em termos de dinâmica e adesão. “É muito importante que a população e os donos de animais percebam as leis, as obrigações que têm as entidades públicas, mas também os deveres dos que têm animais, em prol da saúde e bem-estar animal. É muito importante que haja essa responsabilização de todos”, salientou.  

Notando que o Município de Valença tem competências na área da saúde animal, Ana Paula Xavier garantiu que a autarquia tem “procurado melhorar a intervenção” nesta temática, procurando “soluções reais”. Neste sentido, a autarquia tem já aprovada uma candidatura para criar um centro de recolha oficial de animais, que deverá estar concluído até ao final do ano.

“Existe um canil intermunicipal, sediado em Ponte de Lima, que, de facto, funciona bem, mas é limitado em termos de espaço, até por causa da nova lei. este novo centro vai permitir preencher uma lacuna no concelho”, explicou, notando, ainda, que a autarquia tem apoiado as associações locais de protecção de animais. “São nossos parceiros porque a Câmara nem sempre consegue chegar a tudo e são pessoas que conhecem bem a realidade porque trabalham nesta área há muitos anos”, salientou. A vice-presidente da Câmara Municipal de Valença notou, ainda, que está em discussão o regulamento para esterilização para apoiar famílias carenciadas que tenham animais e que possam usufruir desse serviço com valores mais em conta.