Ponte de Lima deu ainda mais força aos “Resistentes”

0
1054
Ponte de Lima recebeu, pela primeira vez, o grupo dos “Resistentes”, crianças e jovens que estão a ser acompanhadas em oncologia pediátrica e praticam actividades desportivas. O grupo com cerca de 30 crianças e jovens, dos três aos 20 anos, e as respectivas famílias, que totalizou cerca de uma centena de pessoas, passaram um dia em Ponte de Lima, onde tiveram a oportunidade de conviver com os irmãos futebolistas Gonçalo e Tomás Esteves e com o campeão olímpico Fernando Pimenta. Deliciaram-se com gastronomia limiana, receberam vários miminhos doces e até passearam no rio Lima a bordo do Água-Arriba.
Em Ponte de Lima, três famílias, cujos filhos são “Resistentes”, estiveram na génese deste convívio, que já se realiza há anos, em vários locais. O objectivo do projecto “Resistentes” é fortalecer a auto-estima das crianças e adolescentes e criar momentos de convívio entre as crianças e as suas famílias. O projeto surgiu do interesse pela prática desportiva, nomeadamente de futebol, por parte de um grupo de crianças e adolescentes com cancro, ideia que foi acolhida e prosseguida no seio do voluntariado do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Alberto Nogueira é o voluntário que dá a cara pelo projecto, depois de uma vida inteira dedicada à formação de jovens futebolistas. E, em Ponte de Lima, Alberto e os seus “Resistentes” foram recebidos de braços abertos por uma equipa organizadora, que conseguiu mobilizar o tecido empresarial limiano e diversos voluntários e amigos para a nobre causa.
Aproveitando a realização do torneio internacional de futebol da vila de Ponte de Lima, o Limianos associou-se ao convívio e proporcionou um jogo de futebol solidário com as crianças e jovens do projecto. Em campo, os “Resistentes” tiveram a oportunidade de conviver com os irmãos Gonçalo e Tomás Esteves, profissionais de futebol do FC Porto e Sporting, que prontamente acederam ao convite da organização do encontro e vestiram, literalmente, a camisola da causa destes lutadores.
Após uma manhã desportiva e cheia de emoções, seguiu-se o almoço no espaço cedido pelo Rancho Folclórico da Ribeira, onde foi servida vitela assada e sobremesas que várias pessoas confecionaram graciosamente para ajudar. De referir também que as cozinheiras do repasto, conhecidas como D. Féla e D. Loura, levantaram-se às 5 horas para garantir que tudo estava pronto para servir estes “Resistentes”.
Depois do relvado do Campo do Triunfo, o rio Lima foi o palco para uma tarde intensa de actividades. No Clube Náutico de Ponte de Lima, as dezenas de crianças e jovens conversaram e conviveram com Fernando Pimenta, que também vestiu a camisola do projecto, e, com a ajuda de alguns canoistas, andaram de canoa e gaivota. Os “Resistentes” tiveram ainda a oportunidade de passear no barco “Água Arriba”, acompanhados pelo mestre Caninhas, que partilhou com eles alguma da sua sabedoria sobre o “rio do esquecimento”.
O dia terminou com um lanche saboroso servido no Náutico, mais uma vez proporcionado graças à solidariedade de muitas pessoas. “Foi um dia memorável que aqueceu muitos corações”, sintetizou a equipa organizadora deste encontro, composta por Jorge Ligeiro, Rute Silva, Céu Matos, Adelaide Nobre e Ana Paula Távora, deixando um vasto agradecimento a todas as empresas, parceiros e voluntários, que apoiaram a realização deste evento especial.