Monsenhor José Caldas é o novo vigário geral da Diocese de Viana 

0
1171

O monsenhor José Caldas, actual pároco de Ponte de Lima, foi nomeado vigário geral da Diocese de Viana do Castelo. A escolha do bispo D. João Lavrador é vigente durante cinco anos e integra o conjunto de nomeações feitas para o novo Conselho Episcopal da Diocese. Em comunicado, o bispo fez questão de agradecer ao monsenhor Sebastião Pires Ferreira, que agora cessará funções de vigário geral. “Ao longo de várias décadas, o monsenhor Sebastião Pires Ferreira desempenhou com elevada dignidade e competência, e tantas vezes sacrificadamente, o serviço de vigário geral. A história da diocese de Viana do Castelo está muito ligada à sua pessoa e ao seu múnus pastoral. Vamos contar com ele e com a sua sabedoria acumulada ao longo dos anos mas, nesta hora, temos o dever de lhe apresentar uma palavra de profunda gratidão”, afirmou.

As restantes nomeações do Conselho Episcopal são o padre Vasco António da Cruz Gonçalves como vigário episcopal para a Vigararia da Evangelização e Formação do Povo de Deus, Liturgia e Espiritualidade; padre Rui Filipe Gonçalves Rodrigues como vigário episcopal para a  Vigararia da Pastoral Social; o padre Daniel Jorge da Silva Rodrigues como vigário episcopal para a Vigararia do Laicado e Família; o padre Armando Rodrigues Dias como vigário episcopal, para a Vigararia do Clero das Vocações, Ministérios e Vida Religiosa; padre Eduardo Jorge Martins Parente como vigário episcopal para a Vigararia da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Os membros do Conselho Episcopal tomarão posse, no próximo dia 18 de Julho (Festa de S. Bartolomeu dos Mártires), na celebração da Eucaristia, às 21 horas, na Igreja do Convento de S. Domingos – Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate.