“Romaria do Senhor do Socorro foi maravilhosa”

0
862

Uma romaria “maravilhosa”. Foi desta forma que a Confraria do Senhor do Socorro, na freguesia da Labruja, em Ponte de Lima, fez o balanço dos três dias de festa, que tem como um dos pontos altos a procissão na tarde de domingo. 

Centenas de figurantes não se deixaram esmorecer pelas temperaturas elevadas e integraram o cortejo religioso, que se destaca pelos andores com armações imponentes e a composição de diversos quadros religiosos. “O calor é um pouco sacrificante, mas é melhor que a chuva. Aliás, já houve um ano em que a chuva foi tanta que a procissão não pôde sair”, salientou José Manuel Sequeiros, o juiz da confraria, notando que assistem e participam neste momento fiéis de toda a região. “A grande maioria dos figurantes são da Labruja, mas também de outros lados. Alguns vêm de longe e pedem para participar na procissão, principalmente com crianças. Mas esta é uma romaria que arrasta muitos fiéis, que vêm de toda a região para cumprir promessas pelas graças alcançadas”, realçou. 

Natural da labruja, mas emigrante no Brasil desde os dois anos, José Manuel Sequeiros já assumiu várias vezes a função de juiz da festa, contando que tem alternando com os irmãos. “Não é fácil, mas ainda é mais difícil para o grupo de mordomas e mordomos. se não fossem eles estávamos feitos”, gracejou, notando que “é um gosto ver que a festa é um sucesso”. “Foi uma romaria maravilhosa. A procissão foi maravilhosa, as bandas apresentaram-se muito bem, houve momentos de muita animação também… a festa foi muito boa”, sustentou, garantindo que “esta romaria ainda está muito viva”. “E se depender dos nossos mordomos e mordomas isto não acaba nunca. Os pais vão ficando cansados e vão passando para os filhos e é bom que a paixão por esta romaria passe para os mais novos”, declarou. 

Leia a reportagem completa na edição desta semana do “Alto Minho”