Lágrimas de emoção na despedida do IPVC Summer Week

0
872

Ao longo de duas semanas, as Academias de Verão do Politécnico de Viana do Castelo permitiram que dezenas de jovens do ensino secundário conhecessem melhor as seis Escolas Superiores do IPVC e participassem numa série de atividades que lhes permitiram descobrir os encantos do Alto Minho. Este sábado, último dia, irá contar com uma viagem de barco e uma aula de surf e de bodyboard.

Tinham prometido deixar as lágrimas e os abraços mais apertados para o último dia, este sábado, mas houve já estudantes que não conseguiram conter a emoção e nem atrás de uns óculos escuros esconderam a saudade que já sentem pelo fim de mais uma edição do IPVC Summer Week. A Academia de Verão – IPVC Summer Week é um projeto desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Blue Design Alliance (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia).

Tal como na Academia de Verão – IPVC Power UP, que decorreu na semana passada, também a Summer Week contou com a presença de dezenas de jovens estudantes do ensino secundário que tiveram a oportunidade para uma viagem pelas seis Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Entre um escape room, gestão das emoções e do stress, visita ao Sistelo, peddy-paper, digital challange, demonstrações práticas de training factory industry 4.0 e a participação, ainda, em várias ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Engenheiras por um dia”, os estudantes ficaram a conhecer o Alto Minho, tendo sido reservado para o último dia, este sábado, um passeio de barco e uma aula de surf ou de bodyboard, para experimentarem as águas “geladas” no norte.

Na sessão de despedida, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, dirigiu-se aos estudantes afirmando o “gosto que é para o IPVC estar entre as preferências de jovens de todo o país, num sinal inequívoco do reconhecimento de uma oferta formativa diversificada e de qualidade, condizente com as ambições e os desejos dos estudantes”. E acrescentou Ana Paula Vale: “Espero que tenham aproveitado a oportunidade para tirar dúvidas e começaram a clarificar as vossas ideias quanto ao vosso futuro. Escolher nunca é fácil, mas acredito que vão sair daqui mais esclarecidos”, rematou a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo.

A IPVC Summer Week foi a segunda Academia de Verão do Politécnico de Viana do Castelo, que juntou dezenas de jovens oriundos de norte a sul do país. Coimbra, Lisboa, Setúbal, Aveiro, Leiria, Porto e Viana do Castelo foram alguns dos distritos representados neta última semana.