“Mítico” Vilar de Mouros a postos para edição histórica 

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O festival de Vilar de Mouros começa, esta quarta-feira, uma edição que promete ser histórica pelo cartaz, afluência e condições criadas para os festivaleiros. Até ao próximo sábado, a organização espera atingir os 70 mil visitantes. O recinto foi melhorado, o parque de campismo ficou mais “glamoroso” e até um supermercado foi instalado. 

Limp Bizkit. The Prodigy, James, Within Temptation, Xutos & Pontapés, Ornatos Violeta e Guano Apes são alguns dos nomes que vão passar pelo palco do mítico festival que, este ano, passou a ter o Crédito Agrícola como ‘naming sponsor’. “As expectativas são elevadas, estamos com uma procura superior aos anos anteriores e contamos passar a barreira das 60 mil pessoas, que era um dos objetivos. Pela primeira vez, vamos ter quatro dias e o cartaz foi escolhido para ter uma maior diversidade de pessoas”, afirmou Diogo Marques, da organização do festival, durante uma visita ao recinto. “Vilar de Mouros já é marcação de férias para muita gente. Desde domingo, que já temos centenas de pessoas a acampar e as praias lotadas. Passar para quatro dias foi uma ideia feliz e vamos ver no futuro se continuamos com os quatro dias”, adiantou o organizador, dando nota de que tem registado um aumento da compra de bilhetes diários. “O dia com mais procura é sábado, provavelmente vamos esgotar. Todos os dias estão a vender bem, mas nota-se mais no primeiro e no último”, avançou Diogo Marques, destacando o concerto especial dos 40 anos que os James estão a preparar. “Já tinham fechado a turnê e conseguimos convencê-los a fazer um concerto extra. Gostam muito de Portugal e do Minho e não foi difícil convencê-los. Agora juntar todo o line up já foi mais difícil, mas conseguimos um dia incrível e a venda dos bilhetes confirma isso”, frisou. Diogo Marques destacou ainda a instalação de um supermercado no recinto, “com os mesmos preços dos seus espaços habituais, com pão quente e produtos frescos”. Haverá ainda iniciativas no rio, ‘workshops’ de canoagem, danças na praia fluvial. O parque de campismo, com capacidade para quatro mil tendas e com uma zona de ‘glamping’ com mais de 100 tendas, abriu no domingo e já acolhe “várias centenas de pessoas”, número que a organização acredita que irá aumentar à medida que se aproximar o início do festival. “Preparamos essa zona de forma muito cuidada para que as pessoas tenham todas as comodidades que têm em suas casas. Os banhos de água quente, higiene as zonas de preparação de comida”, especificou. “Quisemos criar condições para que as pessoas venham não só passar um bom dia [no festival], mas umas férias em Vilar de Mouros, com atividades diversas ao longo do dia e noite”, reforçou o organizador, salientando também a disponibilização de transportes para o recinto. “Recomendamos protetor solar e repelente”, aconselhou. 

O presidente da Junta de Vilar de Mouros assegurou que está tudo a postos para o arranque do festival. “Tento vir a todos dias do festival, mas confesso que quando chega o primeiro dia do festival já estou muito cansado”, assumiu Carlos Alves, adiantando que a Junta, este ano, providenciou mais 10 parques de estacionamento. “De ano para ano temos melhores condições para os festivaleiros. Mas recomendo que tragam repelente de mosquitos para evitarem sofrimentos”, alertou. 

O presidente da Câmara de Caminha disse que Vilar de Mouros “fica enorme” com este festival, considerando-o como “o mítico e verdadeiro festival no noroeste peninsular”. “O cartaz está fantástico e espectacular, com dias variados e diversificados. Não posso deixar de falar de uma grande banda que vem a Vilar de Mouros, os Micomaníacos. Para quem não conhece são uma banda do concelho de Caminha que está a lançar-se e vai mostrar-se no grande palco da música”, destacou.

Isabel Alves, administradora da Caixa de Crédito Agrícola, desejou que esta parceria continue nos próximos anos. “Somos o parceiro número um de um festival importante para a região, que faz parte da sua identidade (…) temos um stand onde vamos divulgar todos os nossos serviços e vamos desenvolver algumas atividades e iniciativas. Para além disso temos um espaço para os convidados especiais”, frisou a administradora, reiterando que, à semelhança do festival, também a Caixa de Crédito Agrícola é um banco que “abarca várias gerações”.