“Fernando Pimenta vai ser, de longe, o mais condecorado de sempre”

0
282

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, notou que Fernando Pimenta foi o desportista que mais condecorou nos últimos anos, após questionado sobre observações críticas que lhe foram dirigidas pelo canoísta.

“Tenciono, mal possa, telefonar-lhe a felicitá-lo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, após questionado sobre as críticas que lhe foram dirigidas pelo canoísta Fernando Pimenta, que conquistou a sua 133.ª medalha nas maiores provas internacionais.

Marcelo assinalou que Fernando Pimenta é, talvez, o desportista que mais condecorou nos últimos anos. “Não foi um futebolista, foi um canoísta”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que Fernando Pimenta “já mereceu várias vezes”, ser condecorado, uma pelo seu antecessor, Jorge Sampaio, e duas por si. “Ficará, de longe, a ser o mais condecorado”, disse.

Após estas declarações, a assessoria de imprensa do Presidente da República fez saber que Marcelo Rebelo de Sousa já tinha entretanto falado com o canoísta.

De acordo com uma atualização de uma nota no ‘site’ da presidência, Marcelo Rebelo de Sousa “falou ao telefone com Fernando Pimenta, tendo acertado a nova condecoração”.

Fernando Pimenta “será assim o atleta mais condecorado pelo atual Presidente da República, que já o galardoou duas outras vezes”.

O canoísta Fernando Pimenta tinha considerado que o Presidente da República deveria “ter mais critério” nas receções e condecorações aos desportistas portugueses no Palácio de Belém, sentindo-se alvo de desigualdade de tratamento.

“Sinceramente, deveria haver maior critério para ser recebido pelo Presidente da República. Fui o único medalhado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio2020 que não foi recebido, justificando que já tinha aquela condecoração”, ilustrou, em declarações à RTP.