Incendiário barquense já foi detido

0
679

Um jovem de 28 anos é o principal suspeito de ter provocado vários incêndios florestais, nos últimos cinco meses, nas freguesias de Vila Nova de Muía, Touvedo, Paço Vedro Magalhães, Vila Chã e Lindoso, no concelho de Ponte da Barca, e já foi detido pela Polícia Judiciária de Braga. 

Entre os dias 9 de abril e 28 de agosto, o suspeito terá ateado vinte incêndios, alguns deles na zona do Parque Nacional Peneda-Gerês. “Das diligências realizadas, resultou a identificação de um indivíduo, de 28 anos de idade, que, por fascínio pelo fogo, ora se introduzindo na floresta, ora fazendo uso da sua viatura pessoal, sobretudo em período da tarde, através de chama direta, circulava por aquele território e procedia a inúmeras ignições”, explicou a PJ, que acredita que o homem deverá ainda ser “responsável por dezenas de incêndios lavrados nas freguesias identificadas e noutras, nos últimos anos”. “O que fez elevar este concelho para um dos que maiores índices de ignições tem averbado”, sustentou. 

“Os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente, com elevado potencial de destruição de área natural pertencente ao PNPG”, realçou a Polícia Judiciária, acrescentando que “as diligências realizadas permitiram a recolha de vasto acervo probatório e levaram à detenção, fora de flagrante delito, do arguido”, numa acção levada a cabo em colaboração com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Zona Norte.

O arguido será, amanhã, presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.