Festivais de Viana e Matosinhos reconhecidos pela Federação Internacional de Festivais de Dança

0
599

O Festival de Folclore Internacional Alto Minho, de Viana do Castelo, fundado em 1997, e o FestARTE – Festival Internacional de Artes e Tradição Populares, de Matosinhos, fundado em 1998, foram reconhecidos como festivais com a chancela FIDAF, aquando da reunião anual da comissão executiva desta instituição mundial, com sede na República da Coreia.

Esta distinção da Federação Internacional de Festivais de Dança, para além de cimentar a marca de qualidade destes festivais, alarga, igualmente, o grau de visibilidade do país, e dos referidos certames.

Ambos já haviam sido reconhecidos pelo CIOFF – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes, em 2002, e estas distinções garantem que continuarão a receber grupos de elevada qualidade artística e valor cultural, uma vez que serão incluídos nos calendários internacionais, tanto do FIDAF como do CIOFF, ao lado de outros festivais de grande qualidade.

Alberto Rego, presidente da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, é um dos diretores da Comissão Europeia da FIDAF e representa Portugal neste organismo internacional estando também, à data, presente na sua reunião anual na Coreia do Sul.

Ambos festivais são apoiados pelas Câmaras Municipais das respetivas localidades e são muito acarinhados pela população.

Por Viana do Castelo e por Matosinhos, já se deram a conhecer 75 nacionalidades, número que demonstra a importância que estas organizações atribuem à partilha de conhecimento sobre a cultura tradicional do mundo nas respetivas comunidades.