Vamos continuar a ver passar (poucos) comboios

0
711

A CP disse hoje que “não está prevista”, no “curto prazo, qualquer alteração da oferta comercial” do comboio Celta entre Porto e Vigo, embora esteja a monitorizar “a evolução da procura”, que em 2022 superou os 110 mil passageiros.

“Relativamente ao aumento da frequência do comboio Celta, não está prevista qualquer alteração da oferta comercial a curto prazo”, indicou a CP – Comboios de Portugal, a propósito dos 10 anos do comboio Celta entre Porto e Vigo, na Galiza, Espanha.

O comboio Celta tem “duas circulações por dia de cada lado”, com partidas do Porto – Campanhã às 08:13 e às 19:10, e com partidas de Vigo às 08:58 e às 19:56, afirmou a CP.

A CP assinala que tem apostado na ligação “através de campanhas promocionais, o que tem gerado um aumento substancial de passageiros”.

Por isso, está a ser monitorizada “a evolução da procura com o objetivo de antecipar necessidades de aumento de frequência ou do número de lugares oferecidos”.

Em 2014, o primeiro ano a funcionar em pleno, o Celta transportou 58.377 passageiros, de acordo com dados fornecidos pela CP. Em 2022, foram transportados 110.990 passageiros e, até agosto de 2023, foram contabilizados 76.500 passageiros.

O período do ano com “maior procura” verifica-se “entre março e agosto”, indica a CP, dizendo tomar em consideração o ano de 2022, uma vez que o de 2023 “teve o efeito das greves”. “A média/dia é de 280 passageiros para quatro comboios, o que dá cerca de 70 passageiros por comboio”, observou a empresa.

A CP revelou ainda estar a “desenvolver um novo ‘site’ e uma nova aplicação móvel”, prevendo que passe a ser possível comprar bilhete para o comboio Celta diretamente na página da Internet da CP, “sem necessidade de redirecionamento para a ‘homepage’ da Renfe”.