Braga moderniza sistemas de transporte público

0
279

 

O Município de Braga viu aprovadas seis candidaturas ao Fundo para o Serviço Público de Transportes (FSPT), sob gestão do Conselho Directivo do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Entre as candidaturas aprovadas estão o sistema centralizado de bilhética no Centro Coordenador de Transportes de Braga (CCTB), o Plano de Mobilidade Escolar, o PediBus, o projecto para monitorização e gestão dos contratos de serviço de transporte público de passageiros, o projecto integrador de mobilidade sustentável em transporte público de passageiros e o projecto de melhoria pedonal e ciclável do CCTB.

No total, estes projectos representam um investimento de 370 mil euros, financiado a 85% pelo FSPT – o que representa fundos de cerca de 255 mil euros. Todos os projectos foram iniciados no segundo semestre deste ano e têm como data de conclusão o final do presente ano ou o início de 2024.

Olga Pereira, vereadora do Município de Braga, considera que estes projectos são “essenciais” porque permitem modernizar os sistemas de transportes e incentivar os modos suaves.

“O acesso a estes fundos permite-nos aumentar a capacidade organizativa, melhorar a qualidade dos serviços dos transportes públicos e promover o uso de meios de transporte sustentáveis junto da população escolar. Temos desenvolvido inúmeros esforços para melhorar a mobilidade em Braga, com investimentos na mudança de mentalidades e na repartição modal, no sentido de sensibilizar a população para as vantagens de utilizar transportes colectivos e adoptar modos suaves de transporte, e acreditamos que este é o caminho a seguir para melhorar a qualidade de vida da população e diminuir a nossa pegada carbónica”, refere a vereadora.