Barreira de Bolhas vai recolher plástico no Rio Ave

0
306

O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, inaugurou a Barreira de Bolhas para recolher plástico no Rio Ave, em Vila do Conde. “Bubble Barrier” consiste numa tecnologia inovadora de Barreira de Bolhas que tem como objetivo captar plásticos no rio Ave, impedindo que este tipo de poluição fluvial chegue ao Oceano Atlântico. A aplicação desta tecnologia integra-se no projeto Maelstrom, um consórcio de 14 parceiros internacionais com a missão de investigar e implementar tecnologias inovadoras para a identificação, remoção, e reciclagem de lixo marinho.

A Câmara Municipal de Vila do Conde adotou uma abordagem proativa em relação à poluição plástica e estabeleceu uma parceria com a equipa do MAELSTROM, com a qual projetou e implementou uma Bubble Barrier para a cidade.

O projeto contou também com o apoio de intervenientes locais, como a DocaPesca, a Agência portuguesa do Ambiente, a Capitania do Porto de Vila do Conde e o CMIA de Vila do Conde que, em articulação com a Câmara Municipal e os restantes parceiros, tiveram um papel fundamental na conceção e implementação do sistema.

A cerimónia de inauguração do Projeto ‘The Great Bubble Barrier’ contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, do  do vice-presidente da Associação Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, da coordenadora Internacional do Projeto Maelstrom, Fantina Madricardo, da coordenadora Nacional (CIIMAR), Isabel Sousa-Pinto, do coordenador em Malta, Luciano Mule Stagno, e o responsável tecnológico do projeto ‘The Great Bubble Barrier’, Philip Ehrhorn.