“Hospital dos Brinquedos” do IPVC também “transforma corações”

0
544

Num cantinho especial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, escondido entre risos e brincadeiras, encontra-se o encantador Hospital dos Brinquedos, um local onde a magia da infância é restaurada com amor e destreza. Este lugar, mágico, é dedicado a curar os “doentes” mais especiais da infância: os brinquedos que o tempo vai marcando pelo uso.

A equipa dedicada de “médicos” e “enfermeiros” – estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo – trabalha incansavelmente para devolver a “saúde” aos brinquedos que precisam de cuidados. Com mãos habilidosas e corações cheios de carinho, consertam bonecos de tecnologia avariada. Trata-se de uma colaboração multidisciplinar que abrange áreas como eletrónica, mecatrónica, design, computação gráfica, multimédia ou informática.

Após passarem por um meticuloso processo de recuperação, os brinquedos, agora renovados e novamente a funcionar, são doados a IPSS locais, espaços que trabalham diariamente com crianças e jovens oriundos de agregados familiares com dificuldades económicas, promovendo, a todos, uma sensação de inclusão e pertença na comunidade. Esta etapa, vital em todo o processo, transforma não apenas os brinquedos, mas também os corações daqueles que os recebem. Porque os corações dos “médicos” e dos “enfermeiros”, esses já foram transformados há muito!

O Hospital dos Brinquedos é mais do que um local de conserto. É um refúgio onde a magia da infância é preservada e fortalecida. O Hospital dos Brinquedos combina criatividade, tecnologia e responsabilidade social. 

O projeto, desenvolvido pelos docentes Paulo Costa, João Nunes e Susana Oliveira e que já tinha conquistado as atenções da comunidade académica do Politécnico de Viana do Castelo, foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce. A verba angariada irá permitir adquirir equipamento para o Hospital dos Brinquedos, nomeadamente uma impressora 3D, usada para a criação de peças personalizadas.

Porque ainda há muito brinquedos arrumados em caixas, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC está em condições de os receber. Os seus “médicos” e “enfermeiros” estão ansiosos para continuar a consertá-los a eles e aos sorrisos de quem os vai receber.

É propósito dos promotores da iniciativa que o trabalho desenvolvido pelos estudantes possa ser utilizado e apresentado em algumas Unidades Curriculares com trabalho académico, explica Paulo Costa. O Hospital dos Brinquedos é um projeto da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade.