“Human Power Hub tem ajudado a mudar o rosto da cidade de Braga”

0
159

O Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga, assinalou o seu quarto ano ao serviço da comunidade Bracarense, reafirmando o seu compromisso em promover o empreendedorismo e a inovação social.

Desde a sua fundação, o Human Power Hub (HPH) tem desempenhado um papel fundamental na capacitação e incubação de novas ideias, catalisando a mudança positiva e inspirando acções significativas em toda a região. “Desde 2019, o HPH desenvolveu 75 iniciativas de impacto de empreendedorismo social que passaram por diversas fases e 67% destas iniciativas estão actualmente perfeitamente enraizadas na comunidade e estão no mercado a gerar valor, dando resposta a problemas e desafios socias nas mais diversas áreas”, explicou Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, empresa municipal que tutela o HPH, destacando que seis projectos estão em fase de internacionalização.

Segundo o responsável, este é “um balanço muito positivo e que abre novas perspectivas para candidaturas ao novo quadro comunitário”. A medição do impacto do HPH na comunidade é o passo que se segue, através da ligação às instituições de ensino superior, apostando no conhecimento científico para criar agendas de investigação nesta área. “Queremos medir o impacto daquilo que fazemos e saber a quantas pessoas estamos a chegar e a diferença que estamos a fazer na vida dos cidadãos. Nesse sentido é importante reforçar a ligação ao mundo do conhecimento e, com isso, atrair mais projectos de inovação social”, adiantou.

A capacitação da comunidade fornecendo recursos, formação e orientação para realizar projectos, a incubação de ideias num ambiente propício à inovação e a promoção da responsabilidade social corporativa com empresas e organizações para desenvolver estratégias sustentáveis que beneficiem tanto os negócios quanto a comunidade em geral, tem sido o foco do HPH, que se afirma como um agente de mudança, impulsionando a inovação social e fortalecendo os laços comunitários.

Na cerimónia, que decorreu no gnration, o presidente da Câmara Municipal de Braga manifestou “orgulho” neste projecto e destacou a forma como o HPH foi sendo desenvolvido ao longo dos anos, “envolvendo muitas instituições da rede social e de investidores que conseguiram estimular o impacto dos projectos e ideias de negócio que foram surgindo”. Ricardo Rio salientou a criação de condições para o desenvolvimento de muitas iniciativas de empreendedorismo social com impacto no território. “Algumas destas iniciativas têm ajudado a mudar o rosto da cidade de Braga”, enalteceu o Autarca.

O Human Power Hub é uma estrutura dedicada ao fortalecimento da comunidade através da capacitação, incubação de ideias e promoção da responsabilidade social corporativa. Desde a sua fundação, o Hub tem sido um catalisador de mudança positiva, inspirando e capacitando indivíduos e organizações a fazer a diferença na sociedade. Nestes quatro anos de actividade, o HPH apoiou 75 iniciativas de impacto de empreendedorismo social, conta com 26 projetos pioneiros, 36 iniciativas em fase de incubação, 13 no ecossistema Scaling aos quais se juntam sete que transitaram da fase de incubação, com mais de 90 empreendedores envolvidos.