Escola Profissional de Esposende reuniu com 35 parceiros para projectar o futuro

0
149

A Escola Profissional de Esposende reuniu o Conselho Consultivo, pela quinta vez consecutiva, desta vez com o conjunto de instituições mais alargado de sempre, contando com a participação de 35 parceiros. Na reunião foram debatidos, entre outros assuntos, a nova oferta formativa da escola, o selo EQAVET, a aprovação do Centro Tecnológico Especializado na área da Indústria, bem como os Indicadores de satisfação e o plano de comunicação.

Um dos momentos mais importantes foi quando os convidados apresentaram propostas e sugestões para a melhoria contínua da EPE, destacando-se a intervenção do

O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), Luís Presa, congratulou a escola pela estratégia que tem seguido, relembrando o facto de esta ser “pioneira na implementação do sistema da qualidade”. Luís Presa sublinhou ainda a necessidade de fazer uma aposta política nas escolas profissionais e na sua mais-valia para o “desenvolvimento e empoderamento do país”. Esta ideia foi corroborada pelo diretor da Alfacoop, Sérgio Lino, que afirmou que a aposta no ensino profissional de qualidade é “primordial e urgente”. A representante da CIM Cávado, Daniela Gomes, reforçou o trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido com a EPE, “havendo uma sintonia entre todas as instituições de ensino”. Esta ideia foi corroborada pela representante da Start Esposende, Joana Barbosa, que continua a trabalhar de forma constante com a EPE, mostrando disponibilidade para desenvolver mais projetos.  O mesmo acrescentou o Carlos Ribeiro, em representação da ACICE. Todos os estabelecimentos de ensino do concelho presentes reforçaram a união e o trabalho colaborativo entre as quatros instituições, que saem mais reforçadas e mais alinhadas desta concertação. O representante da Santa Casa da Misericórdia de Fão, ex-professor da Escola, fangueiro e antigo hoteleiro, salientou o orgulho que a vila tem nesta escola e no “percurso exemplar” de 30 anos de formação.

No final, a presidente do Conselho de Administração, Alexandra Vilar, sublinhou os laços cada vez mais estreitos entre todos, para que se trilhe um caminho em conjunto que em muito fortalece  a formação dos jovens, mas também a aposta do concelho de Esposende numa formação de qualidade.