Amonde sonha com mais Rally e uma piscina coberta

0
773

Amonde é a freguesia com menos habitantes do concelho de Viana do Castelo, mas não é por isso que se deixa parar no tempo. No mandato atual, a Junta de Freguesia de Amonde, liderada por Mário Sá, impulsionou várias obras no território, entre elas o melhoramento do acesso à cascata do Pincho. Sem confirmar uma possível recandidatura em 2025, mas com planos para o futuro, Mário Sá reforça que Amonde “está mais desenvolvida” e quer atrair jovens para fazerem da freguesia a sua casa.

Sete anos decorridos como presidente da Junta de Freguesia de Amonde, Mário Sá faz um balanço “muito positivo” a meio do seu segundo mandato, já marcado pela conclusão da casa mortuária. “Até meio do mandato, a Junta conseguiu algo muito importante que foi concluir a casa mortuária. É uma obra importante e de grande dimensão porque abarca, além da própria casa mortuária, umas casas de banho públicas que necessitavam de ser renovadas e terminadas”, indicou o autarca.

Mário Sá salienta também o apoio à Igreja que a Junta tem vindo a proporcionar. “Com as obras, a casa mortuária ficou com um espaço de apoio à paróquia. A Junta arranjou, também, a envolvente da Igreja, aumentando e repavimentando o adro, o que enche todos de orgulho”, assegura. Outro marco do mandato foi o “melhoramento dos acessos do lado de Nogueira”.

Quanto às dificuldades, um dos problemas mais evidentes da freguesia é a perda de população. O presidente da Junta afirmou que Amonde registou uma diminuição de 10% da sua população, apontando o número total de habitantes para os 350, sendo que desses “20 são crianças, no máximo”.