Projecto-piloto vai despistar apneia de sono em idosos de Fraião

0
290

No âmbito do Dia Mundial do Sono, foi apresentado um projecto-piloto dedicado ao despiste da apneia do sono em idosos que residem no lar de Fraião, Braga. Além do diagnóstico, o projecto ‘Sono Sénior’ inclui actividades educativas para os residentes e familiares, visando sensibilizar sobre a apneia do sono e os seus impactos na saúde e qualidade de vida dos utentes.

A apresentação deste programa inovador decorreu no Lar da Associação de Solidariedade Social São Tiago de Fraião, instituição na qual se tem desenvolvido as actividades de monitorização preliminar associadas a este projecto, envolvendo um conjunto de 32 pessoas. O projecto está a ser levado a cabo pela Clínica do Sono Maria José Guimarães, de Barcelos, em parceria com a Câmara Municipal de Braga e a Gasoxmed.

A iniciativa contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, da directora clínica Maria José Guimarães, da responsável da Clínica do Sono, Carla Guimarães, assim como Goreti Machado, presidente da Associação de Solidariedade Social São Tiago de Fraião, e António Ferreira, director-geral da empresa Gasoxmed.

“Olhamos com muita expectativa para os resultados deste projecto e iremos aferir o seu impacto para estudar um possível alargamento para outras instituições sociais do concelho”, adiantou Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga.

A directora clínica da Clínica do Sono, Maria José Guimarães, explicou que o Projecto ‘Sono Sénior’ surgiu “numa primeira fase para confirmar esta prevalência e, numa fase posterior, para possibilitar que o tratamento deste distúrbio do sono chegue a estas pessoas”.

Por seu turno, o director-geral da Gasoxmed, António Ferreira, manifestou a sua satisfação pelo apoio dado pela empresa à concretização desta iniciativa, num projecto que, segundo o responsável, “terá um significativo impacto no cuidado da saúde dos idosos, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar geral”.

Já Goreti Machado, presidente da Associação de Solidariedade Social São Tiago de Fraião, congratulou-se com a escolha desta IPSS para o desenvolvimento pioneiro deste projecto, assinalando “o forte entusiasmo dos nossos utentes com a participação neste projecto que poderá ser transformador da sua qualidade de vida”.

Este projecto pioneiro é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo médicos especialistas em medicina do sono, técnicos cardiopneumologistas e neurofisiologistas, entre outros profissionais. Utilizando tecnologias avançadas de diagnóstico, como polissonografia e poligrafia nocturna, o Projecto ‘Sono Sénior’ visa identificar e avaliar os casos de Apneia do Sono.

Os residentes identificados com apneia do sono passam a ser acompanhadas acompanhados em consulta e fazem tratamento personalizado de acordo com as necessidades individuais.