Iúri Leitão pré-convocado para os Jogos Olímpicos

0
408

Iúri Leitão está pré-convocado para os Jogos Olímpicos. O ciclista vianense integra um lote que conta também com Rui Oliveira, Ivo Oliveira, João Matias e Diogo Narciso.

Destes cinco, o selecionador escolherá dois para estarem na capital francesa, onde Portugal fará a estreia em masculinos nas competições olímpicas de pista, depois de se ter apurado diretamente para a disciplina de madison, o que, por inerência, garante uma vaga no omnium para um dos dois ‘convocados’.

Para a segunda participação em omnium feminino, Gabriel Mendes pré-convocou Daniela Campos (Eneicat-CMTeam) e Maria Martins, que estreou o ciclismo de pista português em Jogos Olímpicos, sendo sétima em Tóquio2020.

Vinte e oito anos depois da participação da vianense Ana Barros na prova de fundo dos Jogos Olímpicos Atlanta1996, Portugal voltou a garantir a presença na competição feminina de estrada, com o selecionador José Luís Algarra a eleger mais perto de Paris2024 entre Beatriz Pereira e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera), Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother UK) e Daniela Campos, que tal como Rui Oliveira pode vir a disputar as duas vertentes.

Portugal vai estar pela primeira vez representado nas provas masculinas do ciclismo de pista em Jogos Olímpicos, após a confirmação de vagas em madison e omnium, disciplina em que também estará uma atleta feminina em Paris2024.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) confirmou o apuramento de uma dupla de madison masculino, da qual sairá o representante em omnium, prova na qual Iúri Leitão é campeão mundial, além do ‘repetente’ omnium feminino, no qual Maria Martins foi sétima em Tóquio2020.

Com o apuramento dos três ciclistas para a pista, Portugal passa a ter 43 atletas em 11 modalidades com vaga em Paris2024, retirando já o nome da velejadora grega Vasileia Karachaliou, que tinha garantido uma quota para Portugal em ILCA 6, mediante uma licença especial da World Sailing, mas não conseguiu cumprir os prazos para garantir a nacionalidade portuguesa.

No ciclismo, Portugal passa agora a ter seis quotas, juntando-se as três da pista às já asseguradas três vagas na estrada – pelo sexto lugar de Nelson Oliveira no contrarrelógio dos últimos Mundiais e pelo ranking, Portugal terá dois elementos nesta especialidade e os mesmos dois na prova de fundo, em masculinos, e ainda uma ciclista na prova de fundo feminina, algo que não acontecia desde Atlanta1996.

Esta modalidade é, agora, a segunda com mais lugares assegurados em Paris2024 a seguir ao atletismo, ‘inalcançável’ com nove quotas – as vagas só serão confirmadas oficialmente depois de 30 de junho, quando for realizado o acerto entre lugares de ranking e marcas.

Na canoagem, Teresa Portela assegurou vaga em K1 500 metros, Fernando Pimenta em K1 1.000 metros, prova em que ganhou a medalha de bronze em Tóquio2020, e João Ribeiro e Messias Baptista em K2 500. Os quatro foram selecionados.