UMinho entregou bolsas de excelência e mérito a 200 estudantes

0
338
A Universidade do Minho distinguiu duas centenas de estudantes com bolsas de excelência e mérito pelo seu percurso académico exemplar. A cerimónia decorreu no salão medieval do Largo do Paço, em Braga. Na sessão intervieram o reitor, Rui Vieira de Castro, a vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares e a presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías.
 
Houve 167 alunos a receber a bolsa de excelência, com o valor pecuniário igual ao da propina e o respetivo diploma. A UMinho tem vindo a distinguir anualmente com esta bolsa os estudantes de todas as licenciaturas e mestrados integrados que obtiveram a melhor nota de candidatura e de cada ano do respetivo curso, desde que igual ou superior a 17 valores. Esta iniciativa teve início em 2012 e representa um investimento acumulado superior a um milhão de euros, traduzindo o modo particular com que esta academia reconhece o trabalho e o percurso académico dos seus alunos.
 
O evento incluiu, ainda, a atribuição de 40 bolsas de estudo por mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para estudantes da UMinho com aproveitamento excecional em cada ano curricular, com média ponderada igual ou superior a 16 valores. Esta bolsa tem um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano letivo em que é entregue.