Santoinho celebra centenário de António Cunha com grande festa de verão

0
1337

No próximo sábado todos os caminhos vão dar ao Santoinho para assistir à grande festa de verão, com concertos de Quim Barreiros, Toy, Augusto Canário e Amigos, Zezé Fernandes e Sons do Minho. A festa de verão do Santoinho deste ano é especialmente dedicada a celebrar o centenário de António Cunha, o fundador daquele que é considerado como “o maior arraial minhoto do país”. A entrada é livre para a festa que vai acontecer no espaço exterior do Santoinho. À semelhança dos últimos anos, quando o arraial celebrou o cinquentenário, são esperadas milhares de pessoas para festejar o Santoinho.

Em comunicado, a administração do Santoinho recorda o legado do seu fundador, apontando-o como “um empresário inovador e visionário” nos setores dos transportes, turismo, restauração e animação turística, fundador do Grupo AVIC, uma empresa de referência sediada em Viana do Castelo.

António Cunha tem uma longa história ligada ao setor dos transportes. Originalmente, começou com serviços de transporte rodoviário, oferecendo viagens e excursões, sendo pioneiro no desenvolvimento de redes de transporte público na região do Minho. Com o tempo, expandiu sua rede de transportes para outras regiões do país, criando diversos e inovadores serviços regulares nacionais e internacionais, de turismo e Expresso.

Além do transporte, António Cunha também dedicou a sua vida ao setor do turismo, abrindo a primeira agência AVIC em Viana do Castelo em 1957, criando diversos programas turísticos no Minho que atraíram anualmente milhares de turistas de diversos países do mundo a essa região. A partir da década de sessenta do Séc. XX, António Cunha expandiu para o setor da restauração, criando e desenvolvendo vários estabelecimentos de renome na região.

António Cunha idealizou e criou a Quinta de Santoinho, um espaço dedicado a eventos culturais e tradições do Minho. Santoinho é conhecido pelos seus Arraiais Minhotos tradicionais, oferecendo uma experiência autêntica da cultura local há mais de 50 anos.

Para além da sua atividade empresarial, António Cunha foi também o primeiro presidente da Câmara de Viana do Castelo democraticamente eleito em 1976. No seu mandato de apenas três anos, com uma dedicação extraordinária, o seu programa foi inteiramente cumprido, deixando uma obra abrangente, desde as infraestruturas básicas (infraestruturas, acessos e saneamento) à criação de condições para o progresso que a cidade veio a conhecer nas décadas seguintes: zona industrial, porto de mar, habitação social, espaços públicos de lazer e cultura, entre muitas outras obras relevantes.

António Cunha não só impulsionou o desenvolvimento económico e social de Viana do Castelo e da região do Minho, como também contribuiu significativamente para a preservação e promoção da cultura e tradições locais.