VIDEO – Por que choras, Pimenta?

0
1348

Fernando Pimenta nasceu e cresceu em Ponte de Lima e tornou-se um dos melhores e mais titulados desportistas portugueses de sempre. Na canoagem, é um dos melhores do Mundo! Onde nasceu nunca apareceu alguém assim! Sempre quis mais do que (quase) todos os limianos! Lutou contra as circunstâncias, contra o conformismo contagiante de uma região sem ambição, sulcou litros de água e deu sempre o litro! Conquistou tudo, saltou para as primeiras páginas e para os telejornais. Além dos adversários, também pôs no seu encalço figuras públicas, gente dita ilustre, políticos e governantes. Todos estenderam o pescoço para as suas medalhas. E essas dezenas de medalhas são apenas de Fernando Pimenta e de quem esteve ao seu lado desde o primeiro momento, quando quase nem tinha água no rio Lima para treinar, como Hélio Lucas e poucos mais.

Fernando Pimenta voou pelas águas e pelo turbilhão mediático, conquistou Portugal, a Europa e o Mundo. Poucos portugueses têm duas medalhas olímpicas e o limiano de S. João da Ribeira é um deles. Há poucos em Portugal que podem sentir tanto orgulho!

E todos os portugueses têm que sentir-se orgulhosos com o seu exemplo: alguém que superou as limitações da sua “aldeola”, as mentalidades mesquinhas que tolhem tantos jovens com talento nos “meios pequenos” e a arrogância dos senhores das “capitais do reino”. Fernando Pimenta está no Olimpo de Ponte de Lima! Fernando Pimenta está no Olimpo de Portugal! Fernando Pimenta tem uma história verdadeiramente olímpica, como os maiores de sempre! Não chores! Celebra que todos queremos celebrar sempre contigo!