“Sangue novo” ajuda Dadores da Meadela na sensibilização dos familiares

0
344

A Associação de Dadores de Sangue da Meadela assinalou o seu 28º aniversário com várias atividades, incluindo a homenagem aos dadores. Pela primeira vez, a efeméride incluiu as “IV Jornadas da ADSM Saúde Mental e a Dádiva de Sangue – Simbiose de Vidas e Bem-estar”.

Em 28 anos da Associação já foram inscritos 3600 dadores. “Vamos a todas as freguesias do concelho, empresas e também a Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Realço que as empresas incentivam os funcionários à dádiva de sangue e dão todas as condições para que o possam fazer”, afirmou António Mesquita, presidente da associação, que se orgulha das 47 dádivas de sangue que fez e do percurso nos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.  “Ainda faço parte das velhas guardas dos bombeiros. Somando tudo, são 53 anos a servir, sem receber nada em troca, que é a coisa mais linda que existe”, considerou o dirigente de 72 anos.

Do trabalho da associação, António Mesquita salientou as ações de formação e sensibilização nas várias escolas do concelho, desde o primeiro ciclo até às universidades. “O nosso núcleo das formações é constituído por um médico e quatro enfermeiros. Naturalmente que as crianças de seis ou sete anos não podem dar sangue, mas ficam com a informação, levam para casa e passam aos pais e irmãos. Recordo que fizemos uma ação de sensibilização numa escola e tínhamos uma recolha de sangue pouco dias depois. Então o miúdo disse que ia levar o pai a dar sangue e a verdade é que o pai levantou-se mais cedo para dar sangue, para além do pai também foi a mãe e o miúdo estava com eles. Foi um momento bonito e que nos faz acreditar nestas ações de sensibilização”, partilhou.

Do programa de aniversário destacou-se o Passeio de BTT, organizado pelo grupo “Os Gotinhas” e o Passeio Caminhada “Dadores Saudáveis”, a romagem ao cemitério, celebração eucarística na Igreja da Meadela pelos dadores e sócios falecidos, homenagem aos dadores benévolos de sangue e um almoço convívio.