
Luís Ligeiro, o limiano que está “On” na tecnologia de impressão
Luís Ligeiro nasceu em Ponte de Lima, mas há cerca de dois anos instalou-se no centro da cidade de Viana do Castelo para “dominar” o mercado da impressão em Portugal. Com 46 anos e já com algum passado ligado à área, Luis Ligeiro fundou a Loja On, que facturou mais de meio milhão de euros, só no primeiro ano de actividade. O segredo, desvenda o empresário, é “estar sempre à frente da concorrência e ter muita vontade de inovar”.
“O nosso forte é DTF (Direct to Film) e eu fui o primeiro no país a lançar essa técnica de impressão, que envolve película de transferência de tinta para a roupa. E isso combate as estamparias porque anulou a questão de abrir quadros e também a dificuldade de trabalho de cores. Desta forma, é mais fácil e directo. E por isso já é difícil acompanharem-nos”, referiu Luis Ligeiro, que vende, sobretudo, para o mercado da Península Ibérica, mas também para o Luxemburgo e França.
Apesar do sucesso na área, o empresário decidiu alargar o leque de ofertas em tecnologia de impressão e o próximo passo passa pela impressão em tecido ecológico. “Já temos a primeira máquina que faz impressão directa em tecido. É parecido com o sistema de sublimação, mas é de impressão directa no tecido ecológico. Pode fazer roupa, bandeiras, etc e tem a vantagem de ser reciclável, ao contrário da tradicional lona”, disse. “Neste momento somos a empresa que imprime mais DTF e DTF-UV no país e também queremos ser líderes na impressão em tecido”, afirmou o empresário.
A loja On, situada na Rua do Gontim, em Viana do castelo, emprega já cinco funcionários e fabrica brindes, roupa de trabalho, desportiva, para restauração, eventos, etc. “Trabalhamos para grandes empresas de publicidade que têm os melhores clientes em Portugal”, refere Luis Ligeiro, que já pensa no crescimento da sua área de produção. “Se continuarmos a crescer desta forma teremos que aumentar a loja. Esta tem cerca de 200m2, mas já é pequena para tanta produção”, admitiu.