
Escolas transformaram Vila Verde num palco de ciência e inovação
A Casa do Conhecimento de Vila Verde transformou-se num verdadeiro palco de inovação, criatividade e saber científico, com a realização da Mostra de Projetos da 6.ª Feira de Ciência & Tecnologia. A iniciativa juntou crianças e jovens de todas as escolas do concelho, que apresentaram os seus projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo nas áreas da ciência e da tecnologia, promovendo, desta forma, o contacto direto com experiências e conhecimentos científicos.
“A participação de todas as escolas nesta mostra é uma oportunidade para darem visibilidade ao trabalho que desenvolvem ao longo do ano letivo. A Casa do Conhecimento assume-se, assim, como um palco privilegiado onde os alunos e professores podem demonstrar e colocar à prova os conhecimentos e talentos que têm vindo a adquirir e a desenvolver nas nossas escolas”, comentou a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, durante a abertura oficial.
A feira reuniu projetos de alunos e professores dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, nomeadamente: Agrupamento de Escolas de Prado; Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva; Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Colégio Dom João de Aboim, Escola Secundária de Vila Verde e Escola Profissional Amar Terra Verde.
A Universidade do Minho também marcou presença com uma participação especial da sua Escola de Ciência, através de uma exposição dedicada à Optometria, Ciências da Visão e Literacia em Saúde, proporcionando uma perspetiva académica e científica complementar às atividades das escolas locais.
A programação incluiu ainda a extensão do Braga Science Film Fest, com a projeção de uma seleção de curtas-metragens científicas premiadas nas edições de 2023 e 2024 deste festival internacional de cinema de ciência, promovido por alumni do Mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade do Minho.