
Daniel Moreira: “Consegui realizar um sonho meu e dos meus avós”
O ciclista vianense Daniel Moreira (Hagens Berman Jayco) conquistou a prova de fundo de sub-23 do Campeonato Nacional de Estrada, em Ourém. Formado na Tensai/Sambiental/Santa Marta, o jovem ciclista assumiu que viveu um dos dias mais felizes da sua vida após a conquista deste título. Consegui realizar um sonho meu e dos meus avós, que faleceram há menos de um ano e a quem tinha prometido esta camisola. Os Campeonatos Nacionais são sempre um dia de azar para mim, mas finalmente consegui passar por cima e realizar o meu sonho”, comentou, depois da corrida. Daniel Moreira teve um início de prova conturbado, mas soube dar a volta por cima. “Não começou nada bem. Caí e tive de levar dois pontos, nem era para estar aqui. Também caí na partida simbólica e depois tive de trocar de bicicleta porque a minha corrente partiu, mas no final a corrida tornou-se mais dura e fui o mais forte”, descreveu o jovem ciclista.
O início de prova foi marcado pelos vários ataques no pelotão, mas só se formou um grupo na frente, de 15 ciclistas, depois dos 20 quilómetros. A fuga foi trabalhando bem, visto que tinha várias equipas representadas, mas acabou por perder alguns elementos na primeira passagem pela meta. A subida ao Castelo de Ourém trazia várias dificuldades para todos, inclusive no pelotão que, já muito encurtado, passava na meta com 3m05s de atraso para a dianteira.
Antes da segunda passagem pela meta formou-se um trio na frente composto por: Diogo Pinto (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), Afonso Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre). No grupo perseguidor seguiam Cláudio Leal (Aviludo-Louletano-Loulé), Diogo Pinto (Credibom-La Alumínios-Marcos Car) e João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Daniel Moreira (Hagens Berman Jayco) a 30 segundos.
A vantagem acabou por cair e sobrava Gabriel Baptista na frente da corrida, que seria alcançado pouco tempo depois por Daniel Moreira, João Martins e Diogo Pinto da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car. No final houve espaço para discussão ao sprint e Daniel Moreira ergueu os braços em Ourém.