
Cerveira proíbe circulação de carros no centro histórico até 5 de setembro
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai voltar a interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de “promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público”.
A interdição será aplicada à Rua António José Duro, Terreiro e Praça da Liberdade até ao entroncamento da Rua do Cais, Rua Queiroz Ribeiro, entre a Rua do Arrabalde e a Praça da Liberdade, Rua César Maldonado, Rua Costa Brava e Rua Costa Pereira. “A presente medida insere-se na estratégia municipal de requalificação e revitalização do centro histórico, com impacto direto na atratividade turística, comercial e cultural de Vila Nova de Cerveira. A par das intervenções físicas de reabilitação urbana, esta opção, por restringir temporariamente o tráfego rodoviário, visa também a redução de emissões poluentes e de ruído, e a valorização da paisagem urbana, ambiental e patrimonial”, salientou a Câmara de Vila Nova de Cerveira, frisando que esta limitação “não se aplica a residentes, estabelecimentos comerciais, serviços de recolha de resíduos, viaturas de proteção civil, táxis e veículos municipais. Estão ainda asseguradas zonas de carga e descarga, nomeadamente na Praça do Alto Minho, Rua 25 de Abril, Rua do Arrabalde e Praça 16 de Fevereiro.
“A implementação desta medida é particularmente relevante no contexto da programação cultural de verão do Município, que inclui eventos de grande afluência como a Festa da História, as Festas Concelhias e diversos concertos e espetáculos ao ar livre. Pretende-se, assim, assegurar condições ideais de mobilidade, segurança e conforto para todos”, sustenta autarquia, garantindo que a zona envolvente ao centro histórico está “bem servida” de estacionamento, com vários parques situados a poucos metros, nomeadamente o Parque da Praça da Galiza ou Largo da Feira.