
Camané, Rouxinol Faduncho e Lenita Gentil animam fim-de-semana de fado e vinhão em Arcos de Valdevez
O Arcos Fado Fest está de volta para a segunda edição do evento, que decorre juntamente com o festival enoturístico Festivinhão, entre os dias 18 e 20 de julho, em Arcos de Valdevez. O destaque vai para os concertos de Camané, Rouxinol Faduncho e “O Fado, a Canção e a Revista”, com FF, Lenita Gentil e Filipa Cardoso, para além da gravação do programa da RTP “Em Casa d’Amália”.
O primeiro dia conta com a atuação de Camané, um artista com quem Marco Rodrigues, curador do festival, queria ter contado na primeira edição. “No ano passado, eu não queria ter sido o primeiro artista fadista. Eu queria ter trazido o Camané logo no primeiro festival”, confessou o artista.
No sábado, dia 19, a programação conta com as iniciativas “Fado na Vila”, “Fado Estudante” e o concerto “Vozes do Vez”, com Patrícia Costa. O ponto alto surge às 21h30, com o concerto “O Fado, a Canção e a Revista”, uma produção exclusiva para o festival que vai juntar em palco FF, Lenita Gentil e Filipa Cardoso. “Eu queria muito trazer um apanhado do que para mim faz parte da tradição portuguesa a nível de música, que é a canção, o fado e a revista (…) estas três vozes que vão fazer este espetáculo são vozes que são referências, de gerações diferentes, e que podem representar destes estilos de música o melhor que isto tem”, explicou Marco Rodrigues, que defendeu a criação de um espetáculo original e exclusivo deste festival. “Os festivais muitas vezes limitam-se a contratar artistas e acho que todos os anos os festivais têm de fazer uma coisa única”, referiu.
No último dia, Rouxinol Faduncho atua a partir das 18h00, num espetáculo que promete animar o público presente. “As pessoas vão adorar o concerto do Rouxinol Faduncho, vão rir-se do princípio ao fim e vão ver outra vertente do fado, que é o fado humorístico”, notou Marco Rodrigues.
O programa encerra com a gravação do programa da RTP “Em Casa d’Amália”, no Jardim dos Centenários. “Isto vai trazer o maior programa de televisão ligado à música e com mais audiência”, destacou o fadista amarantino, que cresceu em Arcos de Valdevez, notando que esta é uma forma de divulgar o evento e o concelho.
“A edição do ano passado foi um excelente, dos melhores eventos de fado que houve no ano passado. Este ano, vamos no mesmo caminho. É uma iniciativa que deve continuar, com a ajuda do Marco [Rodrigues], que é um filho da terra”, afirmou Olegário Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, na conferência de apresentação do evento.
Confira o programa detalhado:
Dia 18 (sexta)
18h00 – Abertura do Arcos Fado Fest 2025 e Festivinhão
local: Palco 2/ Espaço Festivinhão
18h30 – “Guitarras ao Vez”
concerto de guitarra portuguesa.
21h30 – Concerto de Camané
local: Palco1
23h00 – After Fado
local: Palco 2/ Espaço Festivinhão
02h30 – Fecho
Dia 19 (sábado)
09h30 – Visita guiada às Vinhas
(inscrição prévia pelo 934901967 ou 258247323)
11h00 – Abertura
local: Palco 2/ Espaço Festivinhão
12h00 – “Fado na Vila”
show-case de fado na zona urbana
local: Largo da Lapa
15h00 – “Fado Estudante”
fado estudantil e universitário
com Grupo de Fados da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto
local: Palco 2/ Espaço Festivinhão
17h00 – “Vozes do Vez”
com Patricia Costa
21h30 – Concerto “O Fado, a Canção e a Revista”, com Lenita Gentil, FF e Filipa Cardoso
local: Palco1
23h00 – After Fado
local: Palco 2/ Espaço Festivinhão
02h30 – Fecho
Dia 20 (domingo)
11h00 – Abertura
local: Palco 2/ Espaço Festivinhão
15h30 – “Vozes do Vez”
espetáculo de fadistas locais de várias gerações
18h00 – Concerto Rouxinol Faduncho
21h30 – Programa RTP “Na Casa d’Amália”
local: Jardim dos Centenários
23h30 – Encerramento do Arcos Fado Fest 2025
local: Palco 2/ Espaço Festivinhão